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SERVIÇOS

 

COORDENAÇÃO

RUI RODRIGUES ()

MIGUEL AZEVEDO ()

SOFIA BARREIROS ()

 

  • Conceber e planear serviços e sistemas de informação;
  • Estabelecer e aplicar critérios de organização e funcionamento dos serviços;
  • Apoiar e orientar o utilizador dos serviços;
  • Assegurar a Redução de custos de funcionamento;
  • Promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes de informação primária, secundária e terciária;
  • Coordenar e supervisionar os recursos humanos e materiais necessários às atividades a desenvolver e proceder à avaliação dos resultados;
  • Assegurar a gestão permanente do Serviço de Bibliotecas Municipais;
  • Assegurar a orientação geral dos serviços e definir a sua estratégia de atuação de acordo com as orientações dos superiores hierárquicos;
  • Assegurar a eficiência e eficácia do Serviço de Bibliotecas Municipais;
  • Manter informados os superiores hierárquicos sobre todas as questões relevantes referentes ao Serviço de Bibliotecas Municipais;
  • Assegurar a conformidade dos atos praticados pelos seus colaboradores com o estatuído na lei e com os legítimos interesses dos cidadãos;
  • Coordenar os colaboradores do SBM, pelo que distribui, orienta e controla a execução dos trabalhos;
  • Organizar as atividades do SBM de acordo com o plano definido;
  • Avaliar os resultados alcançados pelo SBM;
  • Promover a qualificação dos colaboradores do SBM, encorajando a melhoria do seu desempenho, através do desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Elaborar pareceres e informações sobre assuntos da competência do SBM;
  • Colaborar ativamente em projetos de parceria com organismos internos e externos ao Concelho da Maia;
  • Promover a edição de material promocional e informativo;
  • Garantir a prestação de um serviço público de qualidade no SBM;
  • Receber e analisar não conformidades detetadas e promover a implementação de ações corretivas;
  • Analisar potenciais não conformidades e promover a implementação de ações preventivas;
  • Assegurar que os processos necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade são definidos, implementados e mantidos.

 

  

SERVIÇO DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS ESCOLARES

 

  • Aplicar os critérios estabelecidos de organização e funcionamento dos serviços;
  • Contribuir ativamente para a redução dos custos de funcionamento;
  • Apoiar e orientar o utilizador dos serviços;
  • Promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes de informação primária, secundária e terciária;
  • Propor a aquisição de documentos, suportes e equipamentos;
  • Contribuir para a gestão do empréstimo interbibliotecas;
  • Colaborar na implementação e manutenção da Rede de Bibliotecas da Maia;
  • Acompanhar a instalação e desenvolvimento de bibliotecas escolares;
  • Promover e participar na formação contínua dos profissionais envolvidos nas Bibliotecas Escolares;
  • Prestar colaboração técnica às escolas no domínio da organização e funcionamento das Bibliotecas Escolares;
  • Apoiar o uso eficaz de recursos, através do aconselhamento na seleção dos meios ou no desenvolvimento do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares;
  • Reunir dados que permitam a análise e avaliação da qualidade de produtos e serviços prestados pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares;
  • Participar no desenvolvimento de projetos de parceria, quer ao nível local, nacional e internacional.

 

 

 SERVIÇO DE ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO

PAULA JESUS (PJESUS@CM-MAIA.PT)

  

  • Assessorar a Coordenação no apoio à gestão de recursos humanos, financeiros e tecnológicos necessários às atividades a desenvolver;
  • Contribuir ativamente para a redução dos custos de funcionamento;
  • Colaborar na comunicação organizacional;
  • Cooperar na definição da política estratégica dos Serviços de Bibliotecas da Maia;
  • Aplicar os critérios estabelecidos de organização e funcionamento dos serviços;
  • Criar modelos normalizados quer de recolha, quer de partilha de informação na organização;
  • Proceder ao tratamento de dados quantitativos e qualitativos dos Serviços de Bibliotecas da Maia;
  • Propor a aquisição de documentos, suportes e equipamentos;
  • Contribuir para a gestão do empréstimo interbibliotecas;
  • Promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes de informação primária, secundária e terciária;
  • Apoiar e orientar o utilizador dos serviços;
  • Participar em projetos de parceria, quer ao nível local, nacional e internacional.

 

 

SERVIÇO EDUCATIVO

FILIPE GASPAR (FNEVES@CM-MAIA.PT)

  

  • Conceber e promover programas e atividades de incentivo à leitura e dinamização de outros recursos culturais;
  • Contribuir ativamente para a redução dos custos de funcionamento;
  • Aplicar os critérios estabelecidos de organização e funcionamento dos serviços;
  • Apoiar e orientar o utilizador dos serviços;
  • Promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes de informação primária, secundária e terciária.

 

   

SERVIÇO PÚBLICO DE LEITURA

FÁTIMA GONÇALVES (FGONCALVES@CM-MAIA.PT)

  

  • Apoiar e orientar o utilizador dos serviços;
  • Promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes de informação primária, secundária e terciária;
  • Contribuir ativamente para a redução dos custos de funcionamento
  • Propor a aquisição de documentos, suportes e equipamentos.
  • Preparar instrumentos de difusão, aplicando normas de funcionamento de bibliotecas e serviços de documentação de acordo com métodos e procedimentos previamente.
  • Inscrever utilizadores e proceder à atualização da respetiva base de dados.
  • Disponibilizar a documentação para a consulta presencial ou empréstimo domiciliário;
  • Organizar e arrumar a documentação;
  • Proceder à gestão do empréstimo domiciliário;
  • Contribuir para a gestão do empréstimo interbibliotecas;
  • Reunir dados que permitam a análise e avaliação da qualidade de produtos e serviços prestados pelo SPL;
  • Colaborar na análise e avaliação da qualidade de produtos e serviços prestados pelo SPL;
  • Fomentar hábitos de leitura e proporcionar aos utilizadores mecanismos de combate à iliteracia.

 

  

SERVIÇO TÉCNICO

CLÁUDIA ALVES (CALVES@CM-MAIA.PT)

 

  • Contribuir para o estabelecimento de uma política de catalogação, indexação e cotação;
  • Contribuir ativamente para a redução dos custos de funcionamento;
  • Selecionar, classificar e indexar documentos sob a forma textual, sonora, visual ou outra, necessitando de desenvolver e adaptar sistemas de tratamento automático;
  • Preparar instrumentos de difusão, aplicando normas de funcionamento de bibliotecas e serviços de documentação de acordo com métodos e procedimentos previamente estabelecidos.
  • Efetuar o tratamento preliminar e final da documentação;
  • Cooperar com Coordenação no tratamento e organização da informação;
  • Colaborar na análise e avaliação da qualidade de produtos e serviços prestados pelo ST;
  • Colaborar na definição de processos de recuperação e exploração da informação.