Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Estórias e Memórias / Ilustres Maiatos / Conselheiro Luiz de Magalhães

Conselheiro Luiz de Magalhães


Luiz Cipriano Coelho de Magalhães nasceu em 13 de Setembro de 1859. Filho de José Estêvão, grande tribuno, formou-se em Direito na Universidade de Coimbra.

Após recusa de diversos cargos e candidaturas, exerceu, durante o ministério de José Dias Ferreira, o cargo de Governador Civil de Aveiro. Em 1897 foi eleito deputado por Vila do Conde e dois anos depois pela Póvoa de Varzim. Em 19 de Maio de 1906, sob o ministério presidido por João Franco, foi nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros. Em 1919 toma parte no golpe conhecido como «monarquia do norte», ocupando, no efémero «governo» igualmente a pasta dos estrangeiros.

Poeta e prosador, fundador de várias revistas e de muitas tertúlias, escreveu, entre outros, «O Brasileiro Soares», com prefácio de Eça de Queirós. Tendo adquirido a Quinta do Mosteiro de Moreira, esta transformou-se num local de reunião de grandes vultos das nossas letras, dado que a teia de amizades de Luís de Magalhães se estendia do já referido Eça a Antero, de Oliveira Martins a Magalhães Lima, de Alberto Sampaio a António Feijó.


Não

Não

Imagem corrente JPEG image — 44 KB