Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Estórias e Memórias / Ilustres Maiatos / Prof. Dr. José Vieira de Carvalho

Prof. Dr. José Vieira de Carvalho


Nasceu a 18 de Abril de 1938 na Freguesia de Moreira, concelho da Maia.

 

Licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas na Universidade Clássica de Lisboa com a Tese «O Mosteiro de S. Salvador de Moreira – Subsídios para a sua história», obtendo altíssima classificação.

 

Ainda enquanto cumpria o serviço militar foi Chefe do Gabinete de Estudos do Centro de Estudos Psicotécnicos do Exército, professor do Instituto Superior de Psicologia Aplicada e da Academia Militar.

 

Em 1966 entra para o corpo docente da Faculdade de Letras do Porto, primeiro como Assistente e depois como Encarregado de Curso. Estas paixões, o ensino e a investigação, foram apenas interrompidas pelo desempenho de cargos de serviço público.

 

Dedicando-se à vida política, nomeadamente na Presidência da Câmara Municipal da Maia entre 1970 e 1974, e, depois, entre 1979 e a data da sua morte, pôs sempre à frente da sua vida pessoal o trabalho pela coisa pública.

 

Nesse sentido desempenhou vários cargos e levou a cabo diversas tarefas, com destaque para as várias e sucessivas eleições para Deputado à Assembleia da República pelo círculo do Porto, para a Presidência do Conselho da Região Norte, para a Presidência da Junta Metropolitana do Porto, e para a escolha, por parte da Assembleia da República, para a representar no Comité das Regiões da União Europeia, onde foi autor e co-autor de vários relatórios de grande importância.

 

Foram sempre suas principais preocupações, no que à Maia dizia respeito, a Educação, a Solidariedade e a Cultura, sempre pondo o acento tónico na defesa daqueles que menos capacidade tinham de fazer ouvir a sua voz, e de reivindicar – idosos e crianças.

 

Foi a «alma» da Universidade Livre no Porto, contribuindo decisivamente para que se entreabrisse uma porta no asfixiante e politicamente sectário monopólio estatal do ensino superior em Portugal. Foi fundador do ISMAI – Instituto Superior da Maia, onde ocupou os cargos de Presidente da Direcção da Maiêutica e  de Presidente do Conselho Científico.

 

Foi Presidente do Conselho de Administração da Empresa Metro do Porto, S.A.

É autor, entre outros, dos seguintes livros:

O Mosteiro de S. Salvador de Moreira – Instituição Valorizadora da Terra da Maia. Maia, 1969.

Que o que governa se comporte como o que serve. Maia, 1995.

A Regionalização para Portugal. Maia, 1996.

Da Maia para Portugal. Maia, 2002.


Não

Não

Imagem corrente JPEG image — 63 KB