Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / “ALFAIAS AGRÍCOLAS – A RURALIDADE”

“ALFAIAS AGRÍCOLAS – A RURALIDADE”

No âmbito do ciclo "Na Fronteira do Esquecimento", o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia apresenta a exposição "Alfaias Agrícolas - A Ruralidade", entre 20 de fevereiro e 31 de dezembro.

A Terra da Maia e a sua situação geográfica de suaves declives, possuidora de terras húmidas e férteis, proporcionaram aos seus habitantes o manuseamento da terra, originando elevada produção de produtos agrícolas, que os levou a subsidiar a cidade do Porto e arredores.
A existência de um número razoável de alfaias agrícolas era evidente e, felizmente chegaram até nós bons exemplares, fruto de uma investigação e da boa vontade dos proprietários que as cederam ao município.
A coleção de Etnologia que se apresenta, foi recolhida entre os anos oitenta com o objetivo de divulgar a vida rural da Terra da Maia.
Esta coleção integra atualmente o Fundo Antigo do Museu, ilustra a ocupação humana da Terra da Maia destacando a antiguidade desta região e as formas de ocupação, gestão e aproveitamento da terra que pelo seu equilíbrio, foram transmitidas de geração em geração até muito recentemente, isto é, desde o século XVIII ao século XX.
Os objetivos da vertente Etnologia do Museu são a divulgação e estudo da coleção etnográfica e realizar recolhas da alfaia agrícola tradicional da Maia, tendo como base de estudo a Casa (explicar) de onde provêm, assim como o estudo e recolha de objetos relacionados com as profissões desaparecidas e atividades extintas que tiveram lugar no concelho.
As alfaias agrícolas expostas, retratam a vida rural na Terra da Maia, tais como:
Mobilização da terra, corte e manuseio de forragens, monda, sacha e rega, sementeiras, colheitas, debulhas e armazenamento do grão.

Entrada gratuita.
Terça a domingo das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Informações: 229 871 144