Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Biblioteca Municipal e Socialis promovem projecto “Viver a diversidade – uma história… muitas personagens”

Biblioteca Municipal e Socialis promovem projecto “Viver a diversidade – uma história… muitas personagens”

A Socialis – Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes e a Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, no âmbito Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros e do Alto Comissariado para a Integração e o Diálogo Intercultural, promovem o projecto intitulado “Viver a diversidade – uma história… muitas personagens”.

Este projecto, dirigido ao público do ensino básico, teve início a 12 de Maio e terminará a 22 de Junho de 2011, com 12 turmas do Agrupamento de Escolas de Gueifães, com o objectivo de promoção da interculturalidade, pretende educar e sensibilizar a comunidade escolar EB1 local para questões relacionadas com a Interculturalidade e Imigração, através de histórias e/ou contos infantis assim como desenvolver competências para a educação Intercultural: aprender a não generalizar; desconstruir representações, participar no debate e aprender com o outro, saber escutar, não fazer juízos apressados, gerir e mediar incompreensões, pedir feedback...

Contar histórias é uma actividade privilegiada na transmissão de conhecimentos e de valores humanos. Pode representar um momento de excepcional importância na educação das crianças. As histórias e actividades complementares à "hora do conto" permitirão uma melhor interiorização dos conceitos apreendidos. Sempre que possível proporcionar-se-á um contacto directo com um/a imigrante, sendo-lhes facilitado um contacto com características mais específicas como a língua, os traços físicos, os costumes, as diferenças, entre outros.