Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / A Sor(rir) há 15 anos com o Teatro - FITCM

A Sor(rir) há 15 anos com o Teatro - FITCM

A 15ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico (FITCM) chega aos palcos do Fórum da Maia, na próxima sexta-feira, dia 2 de Outubro, uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia com direcção artística e produção do Teatro Art' Imagem.

Um espectáculo fascinante abre a programação do Grande Auditório na sexta-feira, dia  2, pelas 22.30h: trata-se de "Antologia" apresentado pela companhia Jordi Bertran (Catalunha - Espanha) que é só uma das mais famosas, prestigiadas e premiadas companhias de marionetas mundiais!

A vertente teatral, musical e plástica deste espectáculo de marionetas, garante um espectáculo deslumbrante e com grande magnestismo hipnótico. Nele veremos marionetas a representar várias personagens, umas conhecidas e universais e outras inspiradas no mundo do circo, no teatro e na cultura. A não perder, pois.

Antecedendo o cabeça de cartaz deste dia, o FITCM inicia-se com um espectáculo ao ar livre (no auditório exterior do Fórum da Maia) e entrada gratuita. Assim, pelas 21.30h, Sebastiàn de Guz (Argentina) apresenta "Costrini Comedy Show". Costrini é uma presonagem esquisófrénica, extravagante, absurda, travessa e lunática que cria um cocktail explosivo de quem não tem "papas na língua"! Um espectáculo que combina humor, delírio, circo e destreza física em partes iguais.

E é com estes dois grandes nomes (que se apresentam pela primeira vez na Maia) que o FITCM - o maior festival internacional de teatro cómico e com maior público a nível nacional - arranca para nove dias de teatro de grande qualidade e diversidade de propostas artísticas.

 

Restantes “cabeças de cartaz” –  espectáculos no Grande Auditório às 21:30 (com bilhete a 2,50)

PT Excêntricas (Galiza, Espanha) no dia 3; Yllana (Madrid, Espanha) no dia 4; A Barraca (Portugal) no dia 5; Companhia do Chapitô (Portugal) no dia 6; Leo Bassi (Itália/EUA) no dia 7; Carlos Blanco e Manecas (Guiné Bissau) no dia 8; Pez en Raya (Andaluzia, Espanha) no dia 9; Atitudes/Óscar Branco (Portugal) no dia 10.

Estes espectáculos do palco principal do FITCM serão diariamente antecedidos por animações teatrais no exterior do Fórum da Maia com início às 21:00h: Jorge Freitas (dia 3), Radar 360º (dias 5 e 7), Gipsy Lobby Circus (dia 8), Astro Fingido (dia 10) e o grupo de animação de rua do TEATRO ART’IMAGEM  (dias 4, 6 e 9) “darão corpo ao manifesto” para estas divertidas animações de rua que, são gratuitas.

Também diariamente após as sessões no Grande Auditório o espaço Café-Teatro apresenta, sempre ás 23:30h (e com bilhete a 2,00), outras grandes companhias e intérpretes em espectáculos onde a inteligência e o divertimento se entrelaçam harmoniosamente. Eis o cardápio para estas “ceias” de humor:

Pim Teatro (Portugal) no dia 3; Jordi Bertan (Catalunha, Espanha) no dia 4;  BD Bela Dupla (Brasil/Portugal) no dia 5; Helen Ainsworth/John Mowat (Inglaterra) no dia 6; Tanxarina Títeres (Galiza, Espanha) no dia 7; Chão de Oliva/Teatro de Sintra (Portugal) no dia 8; La Pecera Teatro (Castela, Espanha) no dia 9; Hugo Sousa, João Seabra e Miguel 7 Estacas (Portugal) no dia 10.

As crianças não são esquecidas neste Festival: aos sábados e domingos e no feriado do dia 5, sempre ás 16:00 e com entrada gratuita (apenas sujeita à lotação da sala) poderão deslumbrar-se com Sebastiàn de Guz (Argentina) no dia 3; Tanxarina Títeres (Galiza, Espanha) no dia 4; Pablo Trasno (Galiza, Espanha) no dia 5 e Astro Fingido (Portugal) no dia 10.

Por fim, e como actividade paralela, o Fórum da Maia recebe uma exposição de fotografias cedida pelo Museu Nacional de Teatro sobre Raúl Solnado, numa sentida homenagem do FITCM a um dos grandes cómicos portugueses.