Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / "All we need is Music" no Festival de Música da Maia

"All we need is Music" no Festival de Música da Maia

O Festival de Música da Maia, edição do ano 2010, encerrou com chave de ouro, num concerto formidável, pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

O derradeiro fim de semana do certame das músicas iniciou-se na passada quinta-feira, 27 de Maio, à tarde, com um concerto pela Orquestra dos alunos do Conservatório de Música da Maia, para uma plateia completamente lotada, com crianças das escolas do 1º ciclo, do concelho da Maia.

Os jovens artistas, sob a direcção do Prof. José Tavares, interpretaram, Charpentier, Beethoven, Pachelbel, Bizet e Elgar, entre outros grandes compositores, num concerto muito marcado pela alegria e curiosidade da pequenada que se mostrou muito interessada em conhecer as várias famílias dos instrumentos da orquestra, apresentadas pelo Maestro.

 

Na sexta-feira, 28 de Maio, o grupo de fados de Coimbra, Torre D’ Anto, encantou o público com belas baladas, canções e fados da cidade do Mondego, em que não faltaram brilhantes interpretações de variações para guitarra de Coimbra, da família Paredes, Carlos e Artur, entre outros grandes mestres do trinado da Saudade.

 

Fim apoteótico

O último concerto do Festival, cujo programa foi uma encomenda do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, entidade organizadora do certame, que mais uma vez teve produção da empresa municipal, Academia das Artes da Maia - Produções Culturais, EEM, arrebatou o aplauso unânime do público que dispensou vibrantes, calorosas e muito demoradas ovações, de tal modo motivadoras que levaram a orquestra a presentear os espectadores que enchiam por completo a sala, com dois “encores”, a Pantera Cor de Rosa, de H. Mancini e um medley dos Beatles, cujas melodias e harmonias soaram durante toda a segunda parte.

 

No fim do concerto e do Festival, a boa disposição e alegria do público estava estampada nos rostos das pessoas.

A Orquestra Filarmonia das Beiras que se apresentou na sua máxima força, em dimensão sinfónica, integrava alguns jovens maiatos, alguns deles ex-alunos do Conservatório de Música da Maia.

O Maestro António Vassalo Lourenço confidenciou que todos aqueles jovens músicos se entregaram à interpretação daquelas obras, com uma energia criativa e um prazer de tocar, de um modo tão surpreendente e entusiástico, que transformaram o concerto numa verdadeira festa da música.

A julgar pela reacção tão positiva do público que se manteve empolgado com toda aquela Música, plena de colorido, alegria e referências que povoam o imaginário cultural colectivo de tantas gerações, apetece realmente adaptar o título da canção dos Beatles e cantar: “… ALL WE NEED IS LOVE AND MUSIC…!". 

 

Festival de Música da Maia 2010

  •  Galeria fotográfica  aqui.