Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Exposição "Amália - Coração Independente", no Museu Berardo

Exposição "Amália - Coração Independente", no Museu Berardo

Por ocasião do décimo aniversário do desaparecimento de um dos grandes símbolos da cultura portuguesa do século XX – Amália Rodrigues – o Museu Colecção Berardo, em co-produção com a Fundação EDP - Museu da Electricidade, apresenta a exposição intitulada « Amália, Coração independente », excerto do fado escrito pela própria e intitulado « Estranha forma de vida».

Até 31 Jan 2010

 

Esta mostra pretende repensar a fadista através de documentos, pinturas e filmes, entre outros objectos e suportes, e retratar através deles o seu universo numa perspectiva viva e contemporânea. Uma retrospectiva da «rainha do fado» no seu estatuto de diva de vários repertórios, do fado à música ligeira, mas também enquanto estrela planetária - uma celebridade francesa, vedeta da televisão italiana ou japonesa que, a partir de um pequeno país e de uma forma de música muito específica, adquire um estatuto paradoxal como referência da «World Music», desde o final da década de 1950.

O traje, desenhado e coordenado por Amália, o guarda-roupa, as jóias e as revistas que fazem parte do acervo da Fundação Amália em Lisboa, são elementos essenciais nesta retrospectiva, não só no âmbito da cronologia de introdução à exposição no Museu Colecção Berardo, mas também no núcleo dedicado ao tema e apresentado no Museu da Electricidade. Esta mostra explora igualmente a ‘construção da imagem de Amália’ no contexto da qual a fotografia e o cinema têm lugar de destaque. Uma outra abordagem temática da exposição assenta na recriação de certos aspectos da personalidade da diva por artistas contemporâneos – Joana Vasconcelos, Leonel Moura, Adriana Molder, Francesco Vezzoli e Ana Rito.

 

 

 
 

 

Praça do Império
1449 - 003 Lisboa
Url: www.museuberardo.pt

 

Fundação EDP - Museu da Electricidade

Avenida Brasília Central Tejo
1300 - 598 Lisboa
Tel./ Fax: 21 361 25 70