Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Apresentação do livro “História Prodigiosa de Portugal. Mitos e Maravilhas”

Apresentação do livro “História Prodigiosa de Portugal. Mitos e Maravilhas”

A Biblioteca Municipal Doutor José Viera de Carvalho acolhe a apresentação do Livro “História Prodigiosa de Portugal. Mitos e Maravilhas”, do autor Joaquim Fernandes, dia 26 de abril, sexta-feira, às 21h00.

Um livro que apresenta como, ao longo da História de Portugal, o sobrenatural foi presença constante até mesmo na tomada de decisões políticas, sobrepondo o emocional ao racional.

A apresentação de alguns dos relatos e personagens mais pitorescos que a nossa História sempre fez questão de sublimar.

Um profundo e exaustivo trabalho histórico mas também com forte suporte jornalístico: o autor fez questão de averiguar milhares de registos jornalísticos e outras fontes documentais ao longo dos séculos.

 

Joaquim Fernandes é professor na Universidade Fernando Pessoa, Porto, e cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência. Tem estudado aspetos menos conhecidos da história e filosofia das ciências, a evolução dos modelos científicos, em particular no que respeita às cosmologias, o confronto entre as atitudes mentais e sociais e as novas propostas científicas e tecnológicas em cada época, bem como a antropologia religiosa comparada, com destaque para os fenómenos paradoxais. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, autor de uma dissertação de Mestrado em História Moderna sobre a vida conventual e a espiritualidade setecentista em Portugal e doutorado em História com a tese O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa – do fim da Modernidade até meados do século XIX, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É coeditor da revista anual Cons-Ciências, editada pelo CTEC, da UFP. Publicou recentemente O Cavaleiro da Ilha do Corvo, a sua primeira obra de ficção, e O Grande Livro dos Portugueses Esquecidos, coletânea de ilustres cidadãos mal-amados e desprezados no seu país. Tem no prelo o ensaio Moradas Celestes: O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa. Além da antologia Portugueses e Extraterrestres: A Cultura ET em Portugal no século XX, coordenou igualmente a série televisiva Encontros Imediatos para a RTP 2, emitida no decurso de 2008, a primeira realizada no nosso país sobre o tema.