Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Apresentação do Livro "Do Interior da Revolução", de Vasco Lourenço

Apresentação do Livro "Do Interior da Revolução", de Vasco Lourenço

A Câmara Municipal da Maia, a Editora Âncora e a Delegação Norte da Associação 25 de Abril comunicam o lançamento do livro de Vasco Lourenço "Do Interior da Revolução", entrevista de Maria Manuela Cruzeiro, uma ferramenta essencial, para a compreensão do processo que despoletou a Revolução do 25 de Abril.

O evento realiza-se na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, na Rua Engº. Duarte Pacheco, no Fórum da Maia, no dia 18 de Junho, quinta-feira, às 18.00h.

A apresentação do livro, estará a cargo do Dr. Mário Nuno Alves de Sousa Neves, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia; Doutorando em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais na ULP; MBA em Gestão Autárquica, pela Escola de Negócios e Administração e Licenciado em Ciências Históricas, Ramo do Património, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique.

 

Trinta e cinco anos após Abril de 1974, um dos seus principais protagonistas e dirigente fala sobre os bastidores da Revolução dos Cravos, dos seus intervenientes mais activos, muitos dos quais ainda hoje anónimos para o grande publico, das certezas e incertezas do processo, das camaradagens e divergências que vierem a criar o regime político democrático, apesar dos seus lideres militares estarem todos dele afastados.

“A obra - seguindo o prefácio de Maria Manuela Cruzeiro – que agora se traz a público estava de alguma forma há muito anunciada, dado o lugar de relevo que Vasco Lourenço ocupa na galeria dos heróis de Abril. Na verdade, ela preenche, finalmente, um vazio no conjunto já vasto e muito variado dos testemunhos que, ao longo destes 35 anos, foram surgindo por parte de figuras de igual destaque ao do meu entrevistado, ou de outras cujo protagonismo, por menos visível que seja, não deixa de ser imprescindível para o conhecimento do complexo e multifacetado processo que, entre 1974 e 76, mudou radicalmente a vida deste país”.

O livro, Do interior da Revolução é constituído por uma longa entrevista concedida pelo autor à investigadora Maria Manuela Cruzeiro, no âmbito do Projecto de História Oral do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, entidade que co-edita a obra com a Âncora Editora.

Vasco Correia Lourenço nasceu em Castelo Branco, em 1942. Ingressou na Academia Militar em 1960 e cumpriu uma comissão de serviço, como capitão, na guerra colonial na Guiné entre 1969 e 1971.

Integrou desde o início o Movimento dos Capitães, coordenou a organização da sua primeira reunião em 9 de Setembro de 1973 e foi eleito para a sua Comissão Coordenadora e para a sua Direcção. Além da sua acção preponderante no 25 de Abril, foi membro da Comissão Coordenadora do Programa do MFA, Conselho de Estado, Conselho dos 20 e Conselho de Revolução.

Tendo exercido cargos militares de relevo, Vasco Lourenço foi o primeiro subscritor do Documento dos Nove em 1975 e, em grande medida o seu impulsionador. Em finais de 1982, terminado o período de transição e extinto o Conselho de Revolução, regressou ao Exército com o posto de major, sendo mais tarde promovido a tenente-coronel. A seu pedido,  passou à reserva em 1987, sendo promovido em Abril de 2002 a coronel.

Desde a sua fundação, em 1982, é presidente da Direcção da Associação 25 de Abril.