Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Exposição "Arquiteturas até ao Séc XVIII- Escala e Proporção"

Exposição "Arquiteturas até ao Séc XVIII- Escala e Proporção"

No próximo dia 13 de Outubro às 16h00, no Fórum da Maia, será inaugurada a exposição “ARQUITETURAS ATÉ AO SÉC. XVIII – ESCALA E PROPORÇÃO” seguindo-se a apresentação do livro “OLHARES SOBRE A TERRA-MÃE” da autoria do Arquiteto Luís Aguiar Branco.

O Arquiteto Luís Aguiar Branco e a editora associam-se, em missão solidária à ONGD EDUCAFRICA, organização não-governamental para o desenvolvimento, sem fins lucrativos, com sede na Maia, que apoia projetos de cariz social, cultural, cívico e educacional, nos países africanos de expressão portuguesa, com projetos atualmente a decorrer na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe.

Por cada livro vendido nesta apresentação ou através da associação até 31 de Dezembro, serão entregues, pela editora, €10 à EDUCAFRICA.

 

O livro:

O livro “Olhares sobre a Terra - Mãe", resulta do trabalho realizado ao longo de um ano – entre Dezembro de 2010 e novembro de 2011 – de publicação de crónicas semanais no Jornal de Notícias sobre diferentes sítios arquitetónicos.

Este projeto baseia-se num programa mais vasto de inventariação do tecido construído do país, da época medieval ao séc. XVII, procurando registar todas as situações independentemente da sua tipologia, englobando quer espécimes da arquitetura dita tradicional aos monumentos singulares e eruditos.

Em suma, são abordados temas da arquitetura, do território, da geografia humana, da história local e nacional, da arqueologia, da toponímica, da arte, da heráldica, entre outros, tendo assumidamente um caráter pedagógico, constituindo-se numa ferramenta útil a investigadores e um auxiliar competente à prática pedagógica, abrindo novas perspetivas sobre o contexto histórico-social e geográfico das arquiteturas, e um manual para consulta de estudantes e curiosos.


A exposição:

A exposição itinerante intitulada “Arquiteturas até ao Séc XVIII- Escala e Proporção” assenta num processo de investigação – registo e estudo – das diferentes tipologias arquitetónicas existentes em Portugal e que constituem parte do acervo do arquivo pessoal do Arquiteto Luís Aguiar Branco.

A exposição é composta por ilustrações e fotografias de fachadas de edifícios espalhados por todo o território nacional, inseridas em 18 painéis. De salientar a presença de ilustrações do concelho da Maia, nomeadamente de edifícios das freguesias de Pedrouços, Milheirós e Moreira da Maia.

A exposição tem como objetivo fomentar a fruição cultural dos valores históricos e arquitetónicos no território português, a divulgação de alguns edifícios em risco de desaparecimento físico, incentivar novos públicos para a necessidade de inventariação dos valores culturais do nosso povo, potenciar novos discursos sobre as ações de preservação e divulgação dos valores patrimoniais e captar novos públicos para a diversidade e complementaridade das abordagens sobre temáticas histórico-arquitetónicas.

A exposição está patente ao público no Fórum da Maia até dia 3 de novembro de 2012, de terça a quinta, das 09.15h às 18.30h, sexta, das 09.15h às 23.30h e sábados, das 09.30h às 16.30h. Encerra à segunda-feira, feriados e domingos.

A entrada é gratuita.