Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Apresentação dos Livros "Bordar a vida" e "A minha nuvem"

Apresentação dos Livros "Bordar a vida" e "A minha nuvem"

Dando continuidade à política de promoção do livro e da leitura, a Câmara Municipal da Maia, através da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho acolhe a apresentação dos livros “Bordar a vida” de Celeste Pereira e “A minha nuvem” de Ruth Ministro, no próximo dia 26 de Novembro, pelas 21.30h.


“Bordar a vida” de Celeste Pereira

“A minha nuvem” de Ruth Ministro

 

“Bordar a vida” de Celeste Pereira

 

Maria Celeste dos Santos Torres Pereira nasceu a 19 de Junho de 1954 em Chaves, onde viveu até aos 10 anos. Foi então que veio para o Porto, onde estudou, primeiro no Liceu Carolina Michaellis, tendo depois também nesta cidade, concluído o Curso do Magistério Primário no conturbado ano de 1974. Tendo levado a sua vida a lidar com crianças, fez ainda uma breve incursão pelas Ciências da Educação como complemento necessário para o seu exercício docente e uma licenciatura em História para puro deleite pessoal. Esteve, na maior parte da sua carreira de docente, ligada à gestão escolar, tendo-a terminado enquanto elemento do Conselho Executivo do Agrupamento Vertical Gonçalo Mendes da Maia, na Maia, cidade onde reside há 24 anos.

 

“(…) A verdade é que podia tentar ser isenta, mas nunca ia resultar. Este prefácio será sempre o prefácio escrito por uma filha a uma mãe… (…) A minha mãe escreve desde que eu me lembro de existir. (…) Foi a minha mãe que me mostrou a magia das palavras e os mundos novos que elas podem criar. (…) Muito para além de um livro de poemas bonitos mas indiferentes, neste livro, cada poema é uma história… (…)”

In prefácio por Ana Sofia Pereira
 
 
“A minha nuvem” de Ruth Ministro
 

Ruth Ministro, nascida em Lisboa no ano 1981, licenciou-se em Psicologia na Universidade do Porto em 2004, tendo orientado a sua especialização para a área da consulta psicológica. Em 2006 criou o blog htt://a-minha-nuvem.blogspot.com, onde começou a partilhar as suas palavras com todos aqueles que até hoje a conhecem por Nuvem… Apaixonada por todas as formas de cristalização da arte, sempre usou a escrita como meio de eternização de estados de alma. Os sentimentos são a sua matéria-prima, a poesia a obra final.

 

“(…) … é uma experiência sensorial total, única, mas que se apresenta ao leitor a partir do seu próprio interior. (…) As palavras constituintes deste livro, nascem no interior do leitor. É lá que ganham corpo e despertam sentires únicos, plenos, verdadeiros de si e para consigo mesmo… (…) … é um composto de palavras simples, arrumadas em frases de palavras poucas, mas sempre, sempre com a plenitude de um objectivo conseguido, de uma forma leve. De uma forma tão absolutamente natural, que chega a doer. (…)”

In prefácio por Filipe Paixão