Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Artur Pizarro toca com Orquestra Gulbenkian na Maia

Artur Pizarro toca com Orquestra Gulbenkian na Maia

O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia promove no próximo sábado, dia 4 de Julho, às 21h30, no grande auditório do Fórum da Maia, um concerto pelo pianista Artur Pizarro e pela Orquestra Gulbenkian, num acontecimento que marca a programação das Festas do Concelho da Maia em Honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, neste ano de 2009.

Neste concerto em que Artur Pizarro se estreia na Maia, o público poderá ouvir quatro dos mais emblemáticos concertos para instrumento de tecla e orquestra (em transcrições para piano e orquestra), escritos por aquele que é considerado por imensos musicólogos, melómanos e intérpretes, como o compositor de maior grandeza e universalidade de toda a História da Música. Estou obviamente a falar do grande J. S. BACH.

Importa sublinhar que aquele que foi autenticamente um menino prodígio na Arte de tocar piano, iniciando uma carreira promissora ainda criança e destacando-se como um dos mais talentosos e sobredotados alunos do Conservatório Nacional que ainda muito jovem, emigrou para os Estados Unidos, onde pôde ser orientado pelo seu primeiro Mestre de gabarito internacional, o pianista e pedagogo Sequeira Costa.

Hoje, Artur Pizarro goza de um elevado prestígio artístico internacional e é senhor de um palmarés curricular brilhante, averbando alguns dos mais cobiçados prémios dos grandes concursos de piano que se realizam nas principais capitais culturais do Mundo.

Correndo porventura o risco, ainda que assumido, de me repetir nas minhas apreciações, quiçá excessivas, mas sempre muito apaixonadas, arrisco afirmar que este concerto será mais um daqueles momentos que ficará para os anais da nossa história cultural. Podem alguns entender isto como um lugar comum, mas outros hão-de fazer o justo juízo de considerar que isso se fica a dever a uma intensa actividade cultural, pautada por critérios de exigência de qualidade e diversidade.

 

Uma curiosidade

Quando a avó de Artur Pizarro chamou o professor do Conservatório de Música de Lisboa, o compositor Campos Coelho, este terá ficado encantado com o talento do menino e pediu a um seu colega, também pianista, pedagogo e compositor, para compor uma peça para o Artur tocar em público.

Pois bem!... Esse compositor chamava-se Eurico Thomaz de Lima, a personalidade maiata que o Pelouro da Cultura tem vindo a homenagear por ocasião do I centenário do seu nascimento.

 

Cartaz

 

Bilhete: 2,50 €
Bilheteira:
Horário: Sábado: 16.00h - 19.00h | 20.00 - 21h30