Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Assembleia Municipal da Maia aprovou voto de louvor ao Ensemble Vocal Notas Soltas

Assembleia Municipal da Maia aprovou voto de louvor ao Ensemble Vocal Notas Soltas

A Assembleia Municipal da Maia aprovou no passado dia 26 de Dezembro de 2013, um voto de louvor ao Ensemble Vocal Notas Soltas do Conservatório de Música da Maia.

A proposta da coligação “Sempre pela Maia” colheu o voto unânime daquele órgão deliberativo do Município, sublinhando o mérito daquele organismo artístico e cultural do Conservatório de Música da Maia que muito tem contribuído para o prestígio da instituição e do concelho da Maia, a nível internacional.

O Ensemble Vocal Notas Soltas é uma formação vocal de câmara, do Conservatório de Música da Maia, criado e dirigido por Pedro Sousa, docente e membro da direção pedagógica deste estabelecimento de ensino artístico especializado na Música.

Este organismo artístico, da Fundação Conservatório de Música da Maia, tem vindo a consolidar o seu prestígio, quer a nível nacional, como no que respeita à representação internacional do Conservatório, em concursos de Música Coral, realizados em diversos países europeus.

Constituído atualmente por alunos da escola, integra, igualmente, alguns antigos estudantes do Conservatório de Música da Maia, que se encontram já a prosseguir os seus estudos musicais, no ensino superior, preservando desta forma a sua ligação afetiva e umbilical à sua escola de origem, preservando um salutar espírito de comunidade artística e cultural.

O EVNS – Ensemble Vocal Notas Soltas tem-se apresentado em concertos um pouco por todo o país, pisando palcos emblemáticos, como a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém e outras salas de concerto tradicionalmente ligadas à Música dita Clássica.

Em 2010, conquistou a Medalha de Prata, na competição internacional realizada sob os auspícios da figura do grande compositor checo, Petr Eben, em Praga, disputando o pódio com coros congéneres de mais de 40 países.

Em 2012, na Holanda, voltou a conquistar Prata, noutra das mais concorridas competições europeias, INTERNATIONAL CHOIR FESTIVAL TONEN.

Finalmente, neste ano de 2013, chegou ao topo do pódio, conquistando a Medalha de Ouro, numa competição artística, onde arrecadou o primeiro lugar da categoria Gospel, no 25th SLIGO INTERNATIONAL CHORAL MUSIC.

O percurso evolutivo deste ensemble, confirma o seu crescimento em termos de qualidade artística e musical, quer ao nível do aperfeiçoamento técnico, como no que se refere ao desempenho interpretativo, revelado nos diversos géneros e estilos de obras que integram o seu vasto repertório.

O trabalho artístico do EVNS, o empenho dos jovens alunos do Conservatório e a dedicação de Pedro Sousa, docente responsável pela sua direção, bem como  o envolvimento institucional da Fundação Conservatório de Música da Maia, assim como o apoio dos pais e encarregados de educação dos seus jovens membros, são feitos bastantes para merecerem um voto unânime de louvor, por parte da Assembleia Municipal da Maia, em reconhecimento dos bons serviços culturais prestados à Maia.

Este gesto unânime do órgão político que representa todos os maiatos, é a meu ver, inteiramente justo e oportuno, pelo sinal de reconhecimento que dá aos nossos jovens artistas, enviando uma mensagem muito clara de estímulo e altamente motivadora, para que prossigam no seu percurso de sucesso, projetando bem longe o nome da nossa terra.