Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Aterro da Mamoa 2 do Leandro

Aterro da Mamoa 2 do Leandro

No passado dia 27 de Setembro de 2011, a Brisa, Auto-estradas de Portugal, procedeu ao aterro da Mamoa 2 do Leandro, freguesia de Silva Escura. Este monumento funerário datado do período Neolítico foi identificado pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara da Maia e alvo de escavação arqueológica, por parte da empresa OMNIKUS, no âmbito das medidas de minimização prevista para o alargamento de duas para quatro faixas da auto-estrada A3, sublanço Maia Santo Tirso.

Esta mamoa é visível junto ao caminho lateral da referida auto estrada, tendo como acesso a rua do Souto de Barreiros, Silva Escura, virando à direita antes do viaduto sobre a A3, percorridos 300 metros, este sítio arqueológico torna-se visível do lado direito.

A mamoa 2 corresponde a um dólmen de câmara eventualmente poligonal, com corredor longo, cujo montículo artificial, em terra compactada de cerca de 23 m de diâmetro por 2 m de altura, foi rodeado por dois anéis líticos de contenção (Valera & Antunes 2008).

Apenas o paleosolo da Mamoa 2 do Leandro se encontra datado. Neste detectaram-se alguns fragmentos cerâmicos, por vezes com incisões e impressões e dois moinhos moventes em granito, datados pela luminescência, na transição do 6º para o 5º milénios e primeira metade do 5º, ou seja do Neolítico Antigo (Valera & Antunes 2008).

 

Bibliografia:

VALERA, António Carlos & ANTUNES, Sérgio (2008) – A Mamoa 2 do Leandro (Maia, Porto): intervenções de minimização no âmbito do alargamento da A3, Apontamentos de Arqueologia e Património, 3, pp. 7-18. Disponível on‑line em http://www.nia‑era.org/