Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Biblioteca de fados - Comemoração do Dia do Autor Português

Biblioteca de fados - Comemoração do Dia do Autor Português

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português a Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho acolhe, dia 22 de maio, às 22h00, a apresentação do “Grupo de Fados e Guitarradas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto” que apresenta no seu repertório nomes como Manuel Alegre, Edmundo Bettencourt e Zeca Afonso, entre outros.

O fado tem sido ao longo dos tempos, simultaneamente uma das preferidas formas de expressão de muitos autores mas também um veículo na disseminação de vários poemas e autores até então desconhecidos. O Dia do Autor Português comemora-se desde 1982 por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Autores que decide consagrar anualmente o dia 22 de Maio como “Dia do Autor Português”, celebrando a data com a leitura e divulgação da “Mensagem do Dia do Autor”, subscrita por personalidades destacadas da cultura portuguesa, com manifestações culturais de autores de todas as áreas da criação e com a atribuição de prémios a autores sócios da cooperativa.

 

O Grupo de Fados e Guitarradas de Ciências conta hoje com 20 anos de experiência, e vivências no mundo do Fado de Coimbra na cidade do Porto. Entre os diversos espetáculos, marcados com a irreverência que ao longo dos anos sempre lhe foi característica, estiveram presentes um pouco por todo país, de norte a sul, a salientar, a presença em duas das maiores salas do país: O Coliseu do Porto e a Casa da Música. E sem nunca esquecer aquele que é, e sempre será dos palcos mais importantes para nós. A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Atualmente na sua quarta formação, apresenta-se ao público mais uma vez uma nova geração de intérpretes de Fado de Coimbra, numa das melhores escolas do Fado e Guitarra de Coimbra da cidade do Porto.

Músicos: Vozes: Frederico; Guitarras: Pedro e Rui; Violas: Sérgio e Emanuel.