Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Biblioteca Municipal promove Curso Breve de Pensamento Filosófico

Biblioteca Municipal promove Curso Breve de Pensamento Filosófico

A Biblioteca Municipal da Maia leva a efeito o Curso de Pensamento Filosófico, composto por 7 sessões, ministrado às sextas-feiras, durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2012, com início às 21.00h.

 

 

(...) Porquê a filosofia? Porquê pensar filosoficamente? Para que serve a filosofia? Faz sentido, numa sociedade profundamente tecnologizada, acolher uma disciplina como a filosofia?

A UNESCO, nas suas mais recentes diretivas (Paris, Novembro 2006), difunde, relativamente à Filosofia, uma posição aberta, de aplicação prática e transdisciplinar. Depreende-se deste posicionamento que a filosofia deve abster-se de ser exclusivamente teórica e académica.

A filosofia cruzou-se com cada um de nós, no decurso da nossa vida, integrada no currículo escolar do ensino secundário. Provavelmente a experiência aí tida não foi a mais simpática, a mais iluminante e quiçá mais frutífera. A representação aí criada da filosofia não mais deixou de ser negativa e sinónimo de temas obtusos, professores chatos, livros enfadonhos e difíceis de entender. No fundo não percebíamos e, quiçá ainda hoje, não percebamos a função da filosofia. Esta é uma questão central nos dias de hoje. Ouso afirmar que a filosofia não sendo ‘útil’ como a água ou um qualquer alimento o é para a nossa sobrevivência enquanto seres vivos, é central e nuclear para a qualidade da nossa vida, na medida em que pode ter um papel muito relevante para o nosso bem-estar e felicidade.

Como poderemos pensar o mundo de um modo diferente, distanciado, crítico? Como poderemos compatibilizar o nosso desejo de realização da felicidade com os sinais sombrios do atual modo de desenvolvimento da sociedade. (...)

O curso é composto por 7 sessões: 12 e 26 de outubro; 2, 16 e 23 de novembro; 7 e 14  de dezembro (sexta-feira, 21:00h às 23:30h).

 

Importante:

A inscrição só é válida após o pagamento da primeira prestação. Ao inscrever-se neste curso aceita o pagamento das três prestações de 25 € (conforme plano de pagamento) mesmo que desista.

No caso de cancelamento, por falta do número mínimo de 10 inscrições, será devolvido o valor já pago.

 

Para mais informações:

22 940 86 38 (Serviço de Extensão Cultural ou Serviço de Assessoria e Comunicação).