Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / "Cantata para o Honorável Bandido Chileno Joaquín Murieta" em cena no Fórum

"Cantata para o Honorável Bandido Chileno Joaquín Murieta" em cena no Fórum

A Companhia de Teatro Art' Imagem apresenta, dia 27 e 28 de Março, às 22h30, no Fórum da Maia, o espectáculo de Café-Teatro "Cantata para o honorável bandido Chileno Joaquín Murieta", integrado na programação das Comemorações do Dia Mundial do Teatro - "Primavera do Teatro", uma iniciativa conjunta do Pelouro da Cultura e do Teatro Art' Imagem, em colaboração com a Biblioteca Doutor José Vieira de Carvalho, que assinala este ano a sua 2ª edição.

 

Sinopse:

Joaquín Murieta é um emigrante chileno (segundo Pablo Neruda) que chega à Califórnia em 1830 durante a Febre do Ouro. Em vez de oportunidades, Murieta encontra racismo e discriminação; primeiro, com a aprovação de uma lei que obrigava os mineiros latino-americanos a pagar um pesado imposto; depois, com a violação e assassinato da sua mulher, Teresa. Impossibilitado de ganhar a vida legalmente, Murieta junta-se a um bando e torna-se uma figura lendária, eternizada como exemplo de rebeldia perante a injustiça, sendo morto em 25 de Julho de 1853 por um grupo de "rangers".

As palavras de Neruda, em canto e movimento, num teatro em estado puro em que o actor é o verdadeiro protagonista e se elege a poesia como um caminho possível para a remissão do mundo.

 

Texto Pablo Neruda | Encenação Roberto Merino | Direcção Musical Tilike Coelho | Desenho de Luz Leunam Ordep | Interpretação Anabela Nóbrega, Pedro Carvalho e Valdemar Santos | Música  Ricardo Santos

 

Bilhetes: 1 €