Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / CÉSAR ABBOTT – exposição de pintura (obras da coleção da Câmara Municipal da Maia)

CÉSAR ABBOTT – exposição de pintura (obras da coleção da Câmara Municipal da Maia)

De 1 a 30 de junho no Centro Comercial Maia Jardim, exposição de pintura com obras da Coleção da Câmara Municipal da Maia, da autoria de César Abbott.

1 a 30 de junho
Exposição
Centro Comercial Maia Jardim
EXPOSIÇÃO
CÉSAR ABBOTT – exposição de pintura (obras da coleção da Câmara Municipal da Maia)

César Augusto Abbott, filho do artista Tomás Abbott Costa, nasceu no Porto a 3 de Agosto de 1910. Desde os 6 meses viveu em Pedrouços, afeiçoando-se assim, desde cedo, aos processos de viver e de sentir e aos modos de estar das gentes da Maia.
Frequentou a Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde teve como mestres Acácio Lino e José de Brito, e bem assim a Escola de Mestre Joaquim Lopes, no Salão Silva Porto.
Realizou a sua primeira Exposição aos 12 anos, no Salão da Santa Casa da Misericórdia, juntamente com o seu pai. Depois, sucessivamente, expôs por dezenas de vezes nos mais diversos salões: Sociedade Nacional de Belas Artes, Atneu Comercial do Porto, Comissão Municipal de Turismo de Matosinhos, etc.
Destacou-se pelos inúmeros trabalhos realizados em aguarela e pelas ilustrações que fez para postais, livros infantis e jogos. Na coleção de livros “A forminha” podem ser vistas alguns dos seus trabalhos, assim como em jogos da antiga distribuidora de brinquedos Majora.
Faz parte do Clube Português de Aguarelistas e está representado, entre outros, nos seguintes museus: Museu Nacional Soares dos Reis, Museu Nacional de Lisboa, Museu Municipal de Coimbra, Museu de Vouzela, Museu do Marco de Canavezes, Fórum da Maia, Comissão Municipal de Turismo de Matosinhos, Governo civil e Câmara Municipal de Viseu, etc. Muitas dezenas de trabalhos seus estão dispersos por diversas coleções particulares do nosso país e do estrangeiro.
Faleceu a 2 de Junho de 1977 em Pedrouços, estando o seu corpo inumado no Cemitério de Águas Santas.
Esta Exposição visa dar a conhecer as obras de César Abbott que fazem parte do acervo municipal e que, na sua maioria, foram já expostas no Fórum da Maia. Nesta mostra será possível observar diversas pinturas, realizadas na sua maioria em aguarela, onde estão retratadas paisagens, pelourinhos e portais românticos, os temas que eram a imagem de marca na obra deste artista.
Pretende a Câmara Municipal da Maia, com esta iniciativa, criar condições para que esses bens públicos possam ser usufruídos pelo maior número possível de Munícipes, já que é para eles que os mesmos foram, são e serão paulatinamente adquiridos.

ABERTA AO PÚBLICO: de segunda a domingo das 09h00 às 23h00
CONTACTOS: 229408643 | margarida.fonseca@cm-maia.