Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / "CICLO DE DANÇA"

"CICLO DE DANÇA"

Nos dias 27 e 28 de fevereiro o Grande Auditório do Fórum da Maia recebe dois excelentes espetáculos de dança com a participação do Estúdio B e Balleteatro.

ESTÚDIO B
"Outro Momento"

Em física, a dinâmica é o ramo da mecânica que estuda o movimento de um corpo assim como as suas causas. Por sua vez, o movimento é a passagem da potência a acto.
O tempo é inerente ao bailarino, que é capaz de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pela sua sinestesia.
Contudo, a ciência nunca evidenciou a relação do bailarino com o tempo e o espaço.
(E em tantos fundamentos, estes corpos têm certezas…)
Em “Outro momento”, somando energia, os corpos não estudam a dinâmica. Não precisam. São belos dentro de um horror. São fracos com força.
A ordem causa desordem e assim será até ao final dos tempos, porque o bailarino não pensa sobre o tempo - vive-o; não o calcula – ama-o; não o define – sabe o que ele é. E o seu espaço será sempre infindável.
O tempo não pára… por mais que queiramos. (E queremos pará-lo, tê-lo mais…)
E é mais um evento.

Sinopse Biográfica Coreógrafo
Renato Vieira iniciou os seus estudos em dança, aos 12 anos, no Ginasiano Escola de Dança.
Ingressa aos 14 anos na Escola de Dança do Conservatório Nacional onde finaliza o curso de formação de bailarinos.
Em 2010, com 20 anos ingressa na Ballet Jeune Europa Danse Compagnie, em França, trabalha repertório de coreógrafos de renome, como Jiry Kylian, Mats Ek, Systeme Castafiore, Blanca Li, Thierry Malandan, entre outros. Participando na tournée por França "Drole la danse"
No ano de 2011 Frequentou aulas com o professor Roman Vassiliev, onde levou a palco “Fragmentos Clássicos”, sob a sua direção.
Estreou-se como coreógrafo com a peça “Mr. and Mrs.”, Estreou no Auditório Municipal do Barreiro e subiu ao palco do Teatro La Marmita, (Vila Nova de Gaia) em 2011. Veio mais tarde a repetir a peça, com novos intérpretes, no Auditório Quinta da Caverneira, (Maia) em 2012.
Como diretor artístico e cocoreografo, levou a palco com o ESTÚDIO B as peças: “O velho a Preto e Branco” em 2012, e “Lengalengas” em 2014.
Entretanto, a convite de Rafael Carriço, interpreta dois espetáculos com Vórtice Dance Company em Portugal em que fez uma coprodução com Ballet Ópera da Macedónia e participou na tournée de 2012 e 2013 por Portugal, Espanha, Itália, Roménia com os bailados "Drácula" e "Solliloquy" coreografias de Cláudia Martins e Rafael Carriço.
Atualmente é diretor artístico do ESTÚDIO B onde leciona as disciplinas de Ballet Clássico e Ballet Contemporâneo.

Coreografia_ Renato Vieira
Interpretes_ Ana Lígia Vieira, Ana Pedro, Diana Araújo, Sara Garcia e Renato Vieira

BALLETEATRO
"Préférence"

Préférence é uma proposta sobre as questões do género, sobre a comunicação entre homem , mulher ou outra...
Que importância há de ser mulher na sociedade atual e ser ainda definida pelos códigos estéticos da delicadeza e da ternura.
Que importância há de ser Homem na sociedade atual e ter de corresponder aos padrões da força, da virilidade .
Que importância há de não se enquadrar nesta normas predefinidas!..
Falar e viver o humano foi sempre um tema que interessou e apaixonou o coreógrafo francês, Cyril Viallon, que pela sexta vez colabora com o Balleteatro.

Coreografia | Cryill Viallon
Interpretação | Afonso Cunha, Ana Filipa Sousa, Ana Rita Silva, Andreia Alpuim, Ândria Gonçalves, Bárbara Sequeira, Beatriz Machado, Beatriz Martins, Bruno Santos, Catarina Teixeira, Filipa Duarte, Gabriela Barros, José Meireles, Katycilanne Reis, Luana Andrade, Márcio Duarte, Maria Inês Portela, Paulo Faria, Raquel Santos, Renata Calado, Rui Machado, Sara Barbosa [ alunos 3º ano do curso de dança do balleteatro escola profissional]
Produção Executiva| Tiago Oliveira
Produção | Balleteatro

Bilheteira:
Preço - 5,00€
Locais de venda: Bilheteira OnLine, Fórum da Maia, Biblioteca Municipal da Maia e Maia Welcome Center.
Informações: 229 408 643