Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Comemorações do 25 de Abril na Maia

Comemorações do 25 de Abril na Maia

As Comemorações do 25 de Abril deste ano, têm um pendor essencialmente cultural.


As comemorações do 25 de Abril terão este ano, na Maia, um pendor histórico-cultural que lhe confere um carácter inovador e abrangente, apelando ao envolvimento proactivo das novas gerações, particularmente os jovens que frequentam o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, em todas as escolas do Concelho da Maia.

Este alunos foram convidados a apresentar trabalhos de Arte Postal, no formato 150mmx104mm, subordinados ao tema - Liberdade, podendo dar largas à sua imaginação e criatividade e expressar dessa forma, como sentem, idealizam e vêm a sua liberdade e a do seu semelhante. 

Além desta exposição de trabalhos realizados pelos jovens, haverá na noite de 24 para 25 de Abril, um espectáculo de artes de palco, intitulado Noite da Liberdade, para o qual, os jovens são também convidados a apresentar pequenos números de Teatro, Dança, Música, Poesia e Performance, tendo sempre como pano de fundo, a Liberdade.

Os jovens alunos das escolas da Maia terão ainda a oportunidade de participar numa iniciativa de educação para a cidadania, denominada Parlamento da Maia. Esta sessão especial e comemorativa da efeméride pretende proporcionar aos jovens, um contacto directo com os titulares de cargos públicos legitimamente eleitos, num exercício de cultura democrática, em que poderão simular uma sessão parlamentar, com apresentação de propostas de resolução sobre cidadania e democracia participativa podendo igualmente questionar o Executivo Municipal sobre o governo do Concelho, num debate democrático e salutar.

Esta iniciativa será alvo de uma preparação muito cuidadosa que contará com o empenhamento dos professores da disciplina de formação cívica e área de projecto, de modo a que os jovens deputados sejam democraticamente eleitos nas escolas e os trabalhos da assembleia sejam organizados convenientemente, para que possam decorrer sem incidentes e com toda a serenidade e respeito pelas boas regras democráticas, em liberdade de expressão e na melhor convivência com o pluralismo de ideias.

A juventude terá ainda um papel importante, no concerto comemorativo do 25 de Abril que os alunos do Conservatório de Música da Maia darão no Grande Auditório do Fórum da Maia.

A dimensão cultural destas comemorações é reforçada por um conjunto de outras exposições integradas numa parceria de cooperação com a Associação 25 de Abril, através da qual será possível ao público da Maia e da região  ver pela primeira vez, a colecção de fotografias históricas e emblemáticas de Eduardo Gajeiro, o Painel de Santarém, uma obra colectiva assinada por alguns dos melhores e mais conceituados artistas portugueses, a colecção de painéis evocativos do 25 de Abril, concebida pelo Instituto Camões, por ocasião dos 25 anos da Revolução e uma exposição hemero-bibliográfica, organizada pela Biblioteca Municipal da Maia.

O formato definido para o programa das comemorações do 25 de Abril, neste ano de 2007, convoca as novas gerações, estimulando a sua participação nos eventos artístico-culturais e na lição de cidadania responsável e participativa que será o Parlamento da Maia, a par de um apelo, igualmente motivador, aos cidadãos que, porventura, viveram os acontecimentos da Revolução, de uma forma mais intensa e apaixonada, qualquer que fosse a sua perspectiva sobre os factos.

Esta programação poderá, eventualmente, lograr alcançar o desiderato de promover um diálogo intergeracional sobre um acontecimento histórico que marcou o século XX português.

                      


                                        cartaz 25 abril texto


                                          

                                        Consulte NEWSLETTER DAS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL