Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Comemorações dos 50 anos do Tratado de Roma na Maia

Comemorações dos 50 anos do Tratado de Roma na Maia

O Tratado de Roma, que instituiu a Comunidade Económica Europeia (CEE), foi assinado na capital italiana em 25 de Março de 1957, faz no próximo domingo 50 anos.

Assinaram este acordo Christian Pineau pela França, Joseph Luns pelos Países Baixos, Paul Henri Spaak pela Bélgica, Joseph Bech pelo Luxemburgo, Antonio Segni pela Itália e Konrad Adenauer pela República Federal Alemã. A ratificação do Tratado de Roma pelos Parlamentos dos "Seis" teve lugar nos meses seguintes e o Tratado entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1958.

Pretendia-se uma integração progressiva dos diferentes países membros, como defendia Jean Monnet, dada a impossibilidade imediata de uma união política.

Ao longo destes 50 anos houve adesão de novos Estados-Membros em 1973 (Dinamarca, Irlanda e Reino Unido), em 1981 (Grécia), em 1986 (Espanha e Portugal), em 1995 (Áustria, Finlândia e Suécia) e em 2004 (Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa).

Visando comemorar os 50 anos do Tratado de Roma, o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e a Associação Nacional de Municípios entenderam levar a cabo um conjunto de actos, que culmina com uma interpretação simultânea, em todo o País, por mais de duas centenas de Bandas Filarmónicas do Hino da Europa, extraído da 9ª Sinfonia de Beethoven.

Na Maia as celebrações iniciam-se às 15h30, na Praça do Município, com uma breve alocução do Snr. Presidente da Câmara Municipal da Maia, Engº António Gonçalves Bragança Fernandes, seguida da execução do Hino Europeu pela Banda Marcial de Gueifães. Findo este acto aquela Banda, que este ano comemora 170 anos de existência ininterrupta, dará um concerto para o qual se convida desde já toda a população maiata.

Cartaz