Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Concerto de Ano Novo comemorativo do XVI Aniversário dos PCM

Concerto de Ano Novo comemorativo do XVI Aniversário dos PCM

No seu concerto de Ano Novo, o Coro Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia interpretou alguns dos temas que constituíram este ano, o programa oficial da temporada de Natal.

Antes da abertura do concerto foi projectada uma apresentação multimédia, com os melhores momentos televisivos e os pontos mais altos da temporada, incluindo uma colecção de imagens do concerto na Presidência da República.

Jorge Sá, um dos mais conhecidos locutores da Rádio Lidador, apresentou o concerto, mantendo sempre um registo de boa disposição, transformando os pequeninos imprevistos em momentos de agradável humor.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia e Patrono dos Pequenos Cantores, Eng.º António Gonçalves Bragança Fernandes, subiu ao palco, acompanhado pelo Presidente da Assembleia Municipal, Luciano da Silva Gomes, para agradecer às crianças, aos pais e ao Maestro, todas as alegrias e honras que o Coral Infantil Municipal tem conseguido para a Maia.

O Dr. Victor Dias, Maestro dos Pequenos Cantores agradeceu ao Presidente da Assembleia Municipal, o voto de louvor aprovado, por unanimidade, por aquele órgão, realçando o texto que Luciano Gomes fez publicar no Jornal comemorativo do XVI Aniversário do Coral.
O Maestro sublinhou ainda o modo afectuoso como o Edil maiato acolhe e se dirige sempre aos Pequenos Cantores, pugnando pelo seu bem-estar e para que estejam sempre reunidas todas as condições para o bom desempenho da sua missão cultural e social.
Já quase no final do concerto, Victor Dias expressou a sua gratidão aos músicos da Orquestra privativa que acompanharam os Pequenos Cantores, na derradeira parte do espectáculo, destacando os jovens alunos do Conservatório de Música da Maia que tocaram, lado a lado, com alguns músicos profissionais da Orquestra Nacional do Porto, expressamente convidados para o efeito. Em declarações ao Portal da Cultura, o Maestro dos Pequenos Cantores afirmou: “…Esta cooperação cultural só é possível porque as instituições culturais residentes no concelho atingiram uma solidez que lhes permite abraçar projectos de produção própria, deitando mão dos seus recursos artísticos e integrando-os com profissionais já mais experientes. Estes resultados não se conseguem de um dia para o outro, bem pelo contrário, são fruto de muita dedicação, de trabalho persistente e metódico e bastante resistência, em especial do actual Vereador da Cultura, Dr. Mário Neves que se tem batido pela institucionalização da formação artística, como meio de obter uma produção cultural local, com as estruturas residentes no nosso concelho, conferindo à vida cultural da Maia um cunho “Made in Maia”.
 É gratificante poder congregar tantas boas vontades em torno de grandes projectos com futuro…”, envolvendo uma geração de jovens artistas maiatos que se estão a formar e vão dar cartas”.
Este concerto de Ano Novo teve ainda como novidade a apresentação em estreia absoluta, de 14 novos membros dos Pequenos Cantores da Maia que vão integrar as fileiras do coral Infantil Municipal.