Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / "Concerto no Mosteiro"

"Concerto no Mosteiro"

O Museu de História e Etnologia da Maia promove no próximo dia 8 de março, 21h30, com entrada livre, um programa musical, intitulado "Concerto no Mosteiro", onde o organista Henrique Rodrigues tocará no famoso Órgão de Tubos da Igreja de S. Salvador de Moreira.

“Em 1676, o mestre imaginário - entalhador que também conhecia a arte da escultura religiosa - Jerónimo da Costa, aceita realizar o retábulo-mor, obra que sob o ponto de vista formal podemos enquadrar no estilo nacional ou português e que, ainda hoje, constitui o elemento principal do cenário barroco da capela-mor. Dentro da estratégia contra-reformista é encomendado, nos inícios do século XVIII, ao organeiro da escola de Hamburgo, o alemão Arp Schnitger (1648 – 1719), um monumental órgão de tubos com 12 registos, sobre o qual afirmou o Cônsul da Alemanha no Porto em 2000, Jürgen G. Kurzhals:

O caminho de Hamburgo até Portugal não foi fácil há 300 anos, no entanto, o órgão de Arp Schnitger sempre chegou ao seu destino! Felizmente o caminho percorrido até ao seu restauro bem-sucedido foi muito mais curto, mas, de maneira alguma, mais simples. Especialmente nos alegra que o “detetive de órgãos”, Jan, chamasse, em 1994, a atenção para a existência do órgão ao Sr. Presidente da República Federal da Alemanha, Sr. Von Weizsäcker e ao Ministério dos Negócios estrangeiros.   Através de uma colaboração intensa entre a Câmara Municipal da Maia, na altura presidida pelo Prof. José Vieira de Carvalho, e a República Federal da Alemanha conseguiu-se finalmente assegurar e preservar este espólio valioso da cultura luso-alemã e levá-lo à sua nova utilização. Ouçamos a sua sonoridade.”

Programa:

. Pedro de San Lorenzo

"Obra de 1º Tono de registro de mano izquierda"

 

. George Bohm

“Aria: jesu du bist allzu schöne”

 

. Johann Sebastian Bach

“Inventio BWV 775”

“Nun freut euch, liebe Christen, gemein, BWV 734”

 

. Johann Caspar Simon

“Praeludium in F major”

“Praeludium in C minor”

 

. Dietrich Buxtehude

“Praeludium in G minor BuxWV 163

 

 

Entrada livre.
Mais informações: 229871144