Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Conferência "Notáveis da Maia: Augusto Martins - Vida e Obra

Conferência "Notáveis da Maia: Augusto Martins - Vida e Obra

A Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, no âmbito da sua programação cultural e em parceria com o Clube UNESCO da Maia, acolhe, dia 26 de maio, sábado, às 21.00h, a conferência “Notáveis da Maia: “Augusto Martins – vida e obra”, proferida pela Dra. Fernanda Faria e pelo Eng.º Normando Faria, inserida num ciclo de atividades promovidas por este Clube que pretende destacar figuras relevantes, que de algum modo, marcaram o desenvolvimento e a identidade da Maia.

Dr. Augusto Martins, nasceu a 31 de Maio de 1885 na freguesia de Nogueira do concelho da Maia. Concluiu o Curso de Habilitação para o Magistério Secundário em 23 de Junho de 1910, perante um júri constituído por Adolfo Coelho, Queiroz Veloso e Silva Cordeiro. Poderia lecionar Matemáticas, Ciências Físico-químicas e histórico-naturais e Desenho». Iniciou a sua carreira docente no Liceu Rodrigues de Freitas, tendo depois lecionado em Vila Real e novamente no Porto, no Sampaio Bruno (Depois Carolina Michaelis), regressando novamente ao Rodrigues de Freitas. Em 1919 entrou para o corpo docente do Instituto Superior do Comércio do Porto onde chegou a Professor Catedrático de Matemáticas superiores. Foi bibliotecário em vários estabelecimentos de ensino, o que revelava o seu amor pelos livros. Exerceu o cargo de vereador na Câmara do Porto entre 1923 e 1925. Reformou o Conservatório de Música, tornando-o equivalente ao de Lisboa. Foi um dos fundadores da «renascença portuguesa», cujo órgão «A Águia» dirigiu durante bastante tempo. A ele se devem as Edições Marânus, de grande prestígio na época. Fundou, com Cláudio Basto, a «Portucale», revista a que se dedicou até ao final da sua vida.

O Clube UNESCO da Maia, cujas funções são a formação, informação e ação, tem como principais objetivos: promover a compreensão dos objetivos e ideais da UNESCO e trabalhar para a concretização do seu programa; desenvolver a compreensão internacional, a cooperação e a paz mundial; promover os direitos humanos e os direitos dos povos; contribuir para a formação cívica; participar no desenvolvimento económico e social, para a criação de condições que permitam o desenvolvimento da pessoa humana; funcionar como uma escola de tolerância.