Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Trampolim para o conhecimento

Trampolim para o conhecimento

Apresentação do livro

Dando continuidade à política de promoção de livro e da leitura a Câmara Municipal da Maia, através da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, acolhe no próximo dia 20 de Setembro de 2007, pelas 19:00h, a apresentação do livro "Trampolim para o conhecimento" da autoria de Daniela Beirão Reis.

 

Sinopse:

 

“Após a leitura do livro de Noémia Rolla - Filosofia para Crianças, surgiu a ideia de criar algumas histórias com conteúdos de Matemática propícios à discussão de assuntos que relacionassem os conteúdos leccionados nas aulas com a Matemática do dia-a-dia. Essas histórias foram usadas sempre que introduzi um tema novo na sala de aula, e serviriam de “trampolim” para a aula propriamente dita. Criado o desafio, seleccionei alguns temas mais importantes para os alunos da disciplina de Matemática do 3.º ciclo e iniciei a escrita das Histórias com Matemática – nasceram então 20 histórias que serviram como um valioso instrumento de ensino/aprendizagem. Os objectivos principais das Histórias com Matemática foram: criar hábitos de leitura nos alunos; modificar a atitude do aluno face à Matemática, fazendo-o tomar consciência de que a Matemática está presente no mundo que nos envolve; desenvolver o pensamento lógico, crítico e criativo; incentivar o espírito de investigação, fomentar a exploração cooperativa de problemas e desenvolver o raciocínio. Este livro reflecte o meu trabalho e gostaria de o partilhar com os meus colegas professores e outros alunos.”  Daniela Beirão Reis

 

Biografia da autora

 

A professora Daniela Beirão Reis nasceu no Porto, em 1970, e há 13 anos que trabalha na área da Matemática, no 3.º ciclo do Ensino Básico. Actualmente vive na Maia e lecciona na Escola EB 2,3 Dr. Nuno Simões de Calendário, no concelho de V.N. de Famalicão.

 

Na Escola é professora efectiva do quadro desde 2004 exercendo também as seguintes funções: coordenadora do Plano de Acção da Matemática, coordenadora do Laboratório da Matemática e coordenadora do Clube da Matemática (http://clubematematica.googlepages.com/). Este ano a docente foi proposta, pelo Conselho Executivo e Assembleia de Escola, como candidata ao Prémio Nacional de Professores promovido pelo Ministério da Educação, candidatura essa que a encheu de alegria e vontade de fazer mais e melhor.

 

Fora da Escola é amante do desporto (pratica Savate - Boxe Francês há mais de 2 anos e foi atleta de voleibol durante 20 anos, paixão que ainda a faz mexer principalmente no tempo de praia). Tem o nível II do Curso de Reiki e gosta de se perder no meio dos livros...

Mais havia para contar mas se a quiserem conhecer melhor visitem:

http://www.shake-the-world.blogspot.com/ na Internet!