Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / "CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA"

"CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA"

A Biblioteca Municipal da Maia, em parceria com o Centro de Línguas BabeliUM da Universidade do Minho e a Socialis – Associação de Solidariedade social, IPSS, apresenta a 5.ª edição do curso de Português Língua Estrangeira, a decorrer de 17 de outubro até Fevereiro de 2017, dirigido a cidadãos estrangeiros.

17 de outubro a 9 de fevereiro
Formação
Biblioteca Municipal da Maia
"CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA"

A Biblioteca Municipal da Maia, em parceria com o Centro de Línguas BabeliUM da Universidade do Minho e a Socialis – Associação de Solidariedade social, IPSS, apresenta a 5.ª edição do curso de Português Língua Estrangeira, a decorrer até Fevereiro de 2017, dirigido a cidadãos estrangeiros.

Através desta formação, pretende-se preparar os alunos para interagirem nas situações de comunicação oral e escrita do quotidiano e do trabalho, tendo por base os parâmetros do QECRL - QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS (níveis de iniciação e intermédio a1/a2/b1/b2).

O trabalho das aulas desenvolverá as competências de leitura, de escrita, de expressão e compreensão orais, gramaticais e socioculturais. No final de curso será emitido um Certificado BabeliUM, mencionando a caracterização do nível e a classificação final dos alunos que assistiram a, pelo menos, 80% das aulas.

Entidades certificadoras: BabeliUM - Universidade do Minho, Biblioteca Municipal da Maia e Socialis.
Destinatários: Cidadãos estrangeiros, com idade igual ou superior a 16 anos, para os quais o Português seja língua estrangeiram.
Duração do curso: 60 horas.
Formadoras: Sofia Rente e Alexandra Ferreira
Data: 17 de Outubro de 2015 a 9 de Fevereiro de 2016
Horário: As aulas terão lugar ao fim do dia, às Segundas e quintas-feiras, por períodos de 2 horas, num total de 4 horas semanais.
[Nota: Para cada aula está previsto um período de 10 minutos para intervalo, podendo ser gerido entre a formadora e os alunos. Poderão ser feitas alterações pontuais ao horário, no caso de haver concordância de todos os alunos.]

Local: Biblioteca da Maia (sala de formação, 2.º andar).

Candidatura: Os alunos deverão fazer a sua inscrição no teste diagnóstico, enviando por e-mail o formulário preenchido, até ao dia 07 de outubro. O teste será realizado no dia 10 de outubro e implica o pagamento do valor de pré-inscrição, às 19h30, na Biblioteca da Maia. O resultado obtido determinará o nível dos alunos.
[Nota: Os alunos das edições anteriores não precisam de fazer o teste diagnóstico. Devem preencher e enviar apenas o formulário de inscrição até 12 de fevereiro.]

Níveis: A1 / A2 / B1 / B2 (a abertura de cada turma/nível estará dependente do número mínimo de 12 alunos inscritos).
[Nota: A conclusão do curso de nível A2 ou superior com aproveitamento serve para efeitos de pedido de nacionalidade.]

Constituição das turmas: Número mínimo de alunos (13) e número máximo (20).
Materiais didáticos: Todos os materiais necessários aos alunos serão facultados nas aulas.
Custo: A propina de frequência é de 95 euros.
Diploma: No final do curso, os alunos receberão um certificado, indicando o nível obtido de acordo com os parâmetros definidos pelo QECRL. A obtenção do certificado fica dependente da participação num mínimo de 80% de aulas.