Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Exposição “Altino Maia, Obra Gráfica”

Exposição “Altino Maia, Obra Gráfica”

O Forum da Maia tem patente a partir de 23 de Dezembro, sexta-feira, a exposição do escultor maiato, Altino Maia, na vertente da xilogravura e desenho. Esta mostra reúne 25 obras do autor.

 

 

Altino Maia nasceu em 1911, em Sta. Maria de Avioso, no ligar de Cidadelha. Ainda na primeira adolescência trabalhou como Carpinteiro. Mais tarde passou pelas oficinas de santeiros, seus familiares, onde deu os primeiros passos no ofício de talhar imagens em madeira. Depois trabalhou noutras oficinas do mesmo ramo, em Braga e no Porto, destacando-se dos outros artífices pelo talento criador que revelava, custando-lhe, por isso, algumas incompreensões.

No final da década de 30 passa a trabalhar nas oficinas gráficas do Jornal “O Primeiro de Janeiro”, e pouco depois ingressa na Escola Superior de Belas Artes do Porto onde viria a formar-se com o Curso Superior de Escultura. Porém, só em 1958 apresentou a sua tese que mereceu a aprovação do júri com 20 valores.

Participou em várias exposições de Arte. Exerceu funções docentes e directivas em várias escolas do continente e de Angola. Foi bolseiro do Instituto de Alta Cultura, em Espanha, mais tarde foi contemplado com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para várias países da Europa.

Escreveu artigos sobre arte em jornais e revistas. Concebeu e produziu obras para o Estado Português e mais tarde, após o 25 de Abril, para a Guiné-Bissau. Deixou-nos, ainda, uma vasta obra dispersa por coleccionadores e entidades particulares.

 

A exposição estará patente nas galerias do Fórum, até 15 de Janeiro, de segunda a sexta, das 10.00h às 12.30 e das 14.00 às 19.00h.