Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Exposição “MAIA – CIDADE EM PERFORMANCE”

Exposição “MAIA – CIDADE EM PERFORMANCE”

“MAIA – CIDADE EM PERFORMANCE”, continua patente até ao próximo dia 26 de Junho, no Fórum da Maia, com entrada gratuita, pretende ser uma exposição que trace um panorama abrangente da criação artística na Maia. Participam neste evento 27 criadores das mais diversas áreas – pintura, escultura, desenho, artes criativas, vídeo, ilustração e fotografia. O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia espera com esta iniciativa dar visibilidade aos criadores, proporcionando um cruzamento de várias disciplinas numa grande exposição.

Numa nota enviada à imprensa o Vereador do Pelouro da Cultura, Mário Nuno Neves, lembrou que “vivemos todos um momento de crise. As crises, apesar de serem momentos de um enorme desalento colectivo, são também oportunidades de crescimento. Um crescimento que só pode acontecer através da verificação clara e inequívoca de um conceito muito caro aos Economistas: a competividade. Os territórios, e dentro deles muito especialmente as cidades, têm que ser competitivas e essa competividade só é possível com a cumplicidade dos Agentes Culturais”. Cumplicidade que a Maia não descura, como são exemplo neste mês de Maio, para além desta exposição, o Festival de Música da Maia e a exposição “Turismo e Sociabilidade na Illustração Portugueza”.

Relativamente aos objectivos a atingir com esta iniciativa pluridisciplinar “Maia – Cidade em Perfomance”, Mário Nuno Neves salienta que “esta iniciativa encerra em si mesmo três objectivos distintos: o primeiro visa recuperar a tradição vanguardista de disponibilização ao grande público de bons testemunhos de Arte Contemporânea, na senda das Bienais de Arte realizadas na Maia num passado recente; o segundo traduz-se no reconhecimento dos artistas contemporâneos, maiatos ou com ligações à Maia, que com qualidade das suas obras já se notabilizaram, independentemente da geração a que pertencem; o terceiro assenta no desejo de estimular a criatividade e o sentido crítico de toda a comunidade”. Relativamente aos 26 artistas presentes, o autarca salientou que “O Concelho da Maia (e a sua Cidade Capital) estão habituados a antecipar o futuro através de apostas arriscadas feitas no presente. Um presente que tendo um enorme respeito pela herança que nos foi generosamente doada pelo passado, procura sempre abrir as portas e as janelas da inovação, do vanguardismo, através de uma aposta permanente quer nas Pessoas quer na criatividade. Os criadores que connosco em embarcaram nesta pequenas aventura são apenas uma pequena, mas excelente, amostra do enorme talento que a Maia tem aos seus dispor para a realização quotidiana do presente e apara a construção do nosso futuro colectivo. A criação artística interpela, questiona e desafia as comunidades, confronta-as com as suas esperanças, anseios, qualidades e defeitos e, sobretudo, estimula a sua inteligência e sensibilidade colectiva. A “Maia – Cidade em Perfomance” é o testemunho evidente de uma Maia que constantemente se recria, transforma, adapta e se revoluciona, ou seja, uma Maia capaz de enfrentar todos os desafios”.

 

Participam nesta exposição:

André Silva, Carla Vilela, Carlos Ramalhão, Daniel, De Velasco, Mr. Dheo, Domingos Loureiro, Elsa Maia, Eugénio, João Paulo Calvett, João Pinto, José Augusto Martins, Luís Filipe Santos, Manuel Alves, Mesk, Miguel Ministro, Nelson Duarte, Nicolau Fernandes, Nuno Alves, Oker, Oscar Maia, Pedro Rocha, Renato Lainho, Silvia Pedroso, Sofia Torres e Walter Fernandes.

 

Horário de visita: terça a sexta-feira, das 10.00 às 12.30h e das 14.00h às 18.00h.