Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Exposição Chipre: 10 000 Anos de Civilização Europeia Sob Ameaça

Exposição Chipre: 10 000 Anos de Civilização Europeia Sob Ameaça

A antecipar a assinatura do Protocolo de Geminação com Chipre, a Maia apresenta a Exposição de Fotografia Chipre, onde é retratada a história deste país do mediterrâneo desde a antiguidade até ao presente.

Com o objectivo de alargar a rede de municípios com os quais a Maia tem relações privilegiadas, a Divisão de Relações Internacionais e Cooperação Económica da Câmara Municipal da Maia vem, desde finais do último ano, estabelecendo contactos com a Embaixada do Chipre que visam a celebração de um Protocolo de Geminação e Cooperação e a elaboração de um plano de actividades a desenvolver com um município cipriota.

Nos últimos meses têm-se intensificado o diálogo entre o Presidente da Câmara Municipal da Maia e o Embaixador de Chipre em Portugal, Eng. António Gonçalves Bragança Fernandes e Mr. Nearchos Palas, que se têm reunido com frequência no sentido de estudar a melhor forma de levar por diante este projecto, que a acontecer, como se prevê, será o primeiro entre municípios destes dois países.

A celebração de um Protocolo de Geminação com o Município da Maia reveste-se de grande importância para a Embaixada do Chipre, de tal forma que está prevista, para o próximo sábado, dia 8 de Setembro, pelas 18.00h, uma recepção na Câmara Municipal da Maia à Senhora Ministra dos Negócios Estrangeiros de Chipre, que estará em Portugal no âmbito da Cimeira Europeia dos MNE sendo possível que nesse mesmo dia seja divulgado qual o município com o qual a Maia irá celebrar um Protocolo de Geminação ainda no decorrer deste ano.

Em paralelo e a antecipar a assinatura do Protocolo estará patente de 7 a 30 de Setembro, no Fórum da Maia, a  Exposição de  Fotografia CHIPRE: 10 000 Anos de Civilização Europeia Sob Ameaça, e que em 42 quadros retrata a história deste país do mediterrâneo desde a antiguidade até ao presente. Esta exposição apresentada em dois módulos com os temas “Destruição da Herança Cultural e Religiosa no Norte do Chipre” e “Chipre e a Europa” será inaugurada  na próxima sexta-feira, dia 7 de Setembro, pelas 18.00h  e contará com a presença do Embaixador de Chipre em Portugal, SE Nearchos Palas e do Cônsul de Chipre no Porto, Eng. António Fonseca.