Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Exposição "Turismo e Sociabilidades na Illustração Portugueza" no Fórum da Maia

Exposição "Turismo e Sociabilidades na Illustração Portugueza" no Fórum da Maia

Utilizando os riquíssimos fundos da Biblioteca Municipal da Maia, e objectos de coleccionadores, pretende-se com esta exposição dar a conhecer o que foi o IV Congresso Internacional de Turismo, celebrado em Lisboa em 1911, e que levou à institucionalização do Turismo em Portugal, bem como mostrar um conjunto de cartazes, livros, brochuras e desdobráveis que ajudam a traçar a evolução do Turismo em Portugal desde 1911 ao fim dos anos 50 do século passado.

 


A exposição “Turismo e Sociabilidades na Ilustração Portuguesa” nasce da plena articulação entre a comunidade científica e as entidades públicas, sob o signo do Centenário do Turismo em Portugal, pelo que a Comissão Nacional promoveu a sua integração no programa geral de comemorações que, em 2011, decorre em todo o país.

Primeira realização a inaugurar o Eixo “Exposições do Centenário”, ela não seria possível sem a organização e o contributo logístico das entidades locais, designadamente, a Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura e Turismo, e o Instituto Superior da Maia, através do Centro de Estudos de Desenvolvimento Turístico, numa lógica de envolvimento alargado e plural.

 

Jorge Mangorrinha, Doutor

Presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal

 

 

 

Num município onde à primeira vista o turismo seria uma mera actividade inexpressiva, a realidade é bem outra. Por isso faz todo o sentido que, sendo a Maia também um município rico em história, anterior mesmo à nacionalidade, a Câmara Municipal tenha decidido, numa frutuosa parceria com o Instituto Superior da Maia, levar a cabo esta exposição, que junta turismo e história de um modo feliz, associando-se também assim às comemorações do Centenário do Turismo em Portugal.

 

António Gonçalves Bragança Fernandes, Engº
Presidente da Câmara Municipal da Maia

Mário Nuno Alves de Sousa Neves, Dr.
Vereador do Pelouro do Turismo


 

A inauguração da exposição realiza-se dia 30 de Abril, pelas 12.00h e estará patente no Fórum da Maia até 26 de Junho de 2011.

Horários de visita: segunda a sexta: 9.00h às 12.30h (visita sujeita a marcação); segunda a sábado: 14.00h – 18.30h.