Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Maia em Festa

Maia em Festa

As Festas do Concelho da Maia em Honra de Nossa Senhora do Bom Despacho têm vindo, cada vez mais, a ganhar uma dimensão muito enriquecedora da nossa vida cultural, em particular no que respeita às grandes realizações que carecem de espaços amplos, com áreas e acessibilidades adequadas.

É o caso da Feira de Artesanato da Maia, hoje perfeitamente enraizada e inserida no calendário nacional deste género de eventos, e começa também a tomar o mesmo exemplo, a Feira do Livro que, ano após ano, tem vindo a conquistar o público leitor, com interessante enfoque para os mais novos.

Este ano de 2008, além destas duas realizações regulares, a Câmara Municipal da Maia tem patente ao público, uma exposição de Escultura de Francisco Lucena, instalada na Praça do Doutor José Vieira de Carvalho, conferindo a esse espaço, a possibilidade de ser apropriado pelos transeuntes com um novo uso, sustentado por um moderno conceito de Arte Pública, onde as obras de Arte, para além do seu intrínseco valor estético, passam a integrar a paisagem urbana, atribuindo-lhe novos significados, cuja valia social e cultural é difícil de aquilatar no imediato.

O clima de festa que se gera nestes dias é, naturalmente, propício a uma maior disponibilidade das pessoas para fruir os bens culturais ou de puro entretenimento, facilitando uma convivialidade entre os cidadãos que, por certo, reforça a coesão social e o espírito comunitário, valores tão importantes para o bem estar comum.

Por fim, quero deixar um convite a toda a população, para que no dia 17 de Julho, quinta-feira, às 21h30, já no rescaldo das festas, venha assistir ao concerto pela Orquestra Gulbenkian que terá lugar no grande auditório do Fórum da Maia. Pela primeira vez, o público da Maia terá oportunidade de ouvir ao vivo uma das obras primas da Música Barroca Italiana – “As Quatro Estações”, do famoso compositor A. Vivaldi, num concerto que se espera memorável, quer pela qualidade e prestígio Mundial desta orquestra que tem vindo repetidamente à Maia, mas principalmente pelo gabarito do solista que ela vai acompanhar.

 

O Vereador do Pelouro da Cultura
Dr. Mário Nuno Alves de Sousa Neves