Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Histórias de Encantar integram projecto "Olá Maia - Um Dia pela Vida"

Histórias de Encantar integram projecto "Olá Maia - Um Dia pela Vida"

No próximo dia 27 de Fevereiro, às 11.30h, a Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho acolhe uma iniciativa integrada no Projecto "Olá Maia – Um Dia pela Vida" intitulada "Histórias de Encantar". Trata-se de uma acção de angariação de fundos composta pela recriação de alguns dos mais tradicionais contos com recurso a fantoches.

O Um Dia Pela Vida é um evento organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do programa internacional Relay for Life da American Cancer Society.

 O Um Dia Pela Vida tem como principais objectivos:

  • Mudar a atitude da comunidade face à doença. Cancro não é necessariamente Morte.
  • Educar e Informar. A Prevenção é o caminho para a cura.
  • Angariar fundos para os programas de prevenção e actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

 

O Um Dia Pela Vida desenrola-se numa atmosfera de festa com espectáculos, música, jogos e outras actividades paralelas. Grupos de pessoas participam numa caminhada simbólica ao longo de um percurso que significa não só os passos do doente oncológico após lhe ter sido diagnosticada a doença, como também o empenho de todos na luta contra o cancro.


Uma vez que o Um Dia Pela Vida é acima de tudo uma reunião da comunidade e não uma prova desportiva, todos podem participar. Família, amigos, grupos profissionais, colectividades etc., partilhando todos os mesmos objectivos: o acompanhar o doente oncológico e apoiar a missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Em Portugal o Um Dia Pela Vida teve o seu início na vila de Coruche no dia 5 de Março de 2005. Desde então já teve lugar em Mértola, Azeitão, Lamego, Ponte de Lima, Redondo, Elvas, Caldas da Rainha, Trofa, Seia, Almeirim, Moura e Alcácer do Sal. Todos foram um enorme sucesso em termos de adesão das comunidades a esta causa que é a Luta Contra o Cancro. Neste momento está a decorrer em Castelo Branco, Guimarães, Funchal e Benavente. Seguir-se-ão Portalegre e Maia.

Em resumo, o Um Dia Pela Vida incluirá Prevenção, Comunidade, Angariação de fundos e Muito Divertimento. O Um Dia Pela Vida representa a esperança de que os que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que estão a lutar contra o cancro serão apoiados e que um dia o Cancro será vencido.