Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Homenagem a Eurico Thomaz de Lima

Homenagem a Eurico Thomaz de Lima

No Centenário do nascimento do compositor, a Câmara Municipal da Maia presta a sua homenagem, com um vasto programa comemorativo.

Completam-se no próximo dia 17 de Dezembro, quarta-feira, cem anos após o nascimento do Compositor, Pianista e Pedagogo, Eurico Thomaz de Lima, um dos grandes vultos da Música e da Cultura Portuguesa do século XX.

Thomaz de Lima foi discípulo de Vianna da Motta e de outros grandes mestres do Conservatório Nacional, tendo-se distinguido sempre pelas mais altas classificações e pelo virtuosismo das suas interpretações, revelando desde muito cedo, um promissor talento que foi alvo dos mais rasgados elogios da crítica e dos seus próprios mestres, facto que à época, era extremamente difícil de se verificar, tal era o rigor e comedimento na avaliação dos alunos.

O compositor viveu na Maia, mais concretamente em Vermoim, os últimos vinte anos da sua vida, durante os quais teve uma intensa actividade profissional, no âmbito pedagógico e artístico, com uma relevante produção artística.

EuricoA Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura vai levar a efeito um vasto programa comemorativo do I Centenário do seu Nascimento que será marcado no dia em que se assinala esta efeméride, com a inauguração de uma das mais longas e amplas avenidas novas da cidade, situada na Freguesia de Vermoim, onde o compositor está sepultado, e com o lançamento de um álbum discográfico, em CD, com algumas das mais belas obras do compositor, para canto e piano, interpretadas pela soprano, Sara Braga Simões e pelo pianista, Luís Pipa.

A inauguração da Avenida de Eurico Thomaz de Lima tem hora marcada para as 14.30h e o lançamento do CD, para as 15.30h, no salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Câmara, Engº. António Gonçalves Bragança Fernandes, do Vereador da Cultura, Dr. Mário Nuno Alves de Sousa Neves, dos artistas, Sara Braga Simões e Luís Pipa, e do filho do compositor, Eurico Thomaz de Lima Jr. No decorrer desta cerimónia haverá uma breve alusão à vida e obra do homenageado.