Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Pintura "Human Dogs" de Sofia Torres

Pintura "Human Dogs" de Sofia Torres

O Fórum da Maia tem patente, a exposição de Pintura, intitulada "HUMAN DOGS", da pintora, Sofia Torres.

Sofia Torres nasceu na Maia, em 1984. Licenciada em Artes Plásticas - Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, (2003/08), frequenta o 2º ano do Mestrado em Pintura na mesma Faculdade. Desde 2005, tem vindo a participar em inúmeras exposições individuais e colectivas e outras actividades. Foi classificada em 1º lugar para a atribuição da Bolsa de Mérito no ano 2003/04 e novamente dentro da listagem em 2005/06.

Uma exposição para visitar, até 30 de Junho, de terça a sábado, das 15.00h às 19.00h, nas Galerias do Fórum da Maia.

 

“Strenght without insolence, Courage without ferocity, And all the Virtues of Man without is Vices.”

“Epitaph to a Dog”, LORD BYRON, 1808

 

As representações de cães, com características antropomórficas, são muitas e frequentes, ao longo da história da pintura. Nesta exposição, procurei exprimir e exaltar no conhecido “melhor amigo do homem”, olhares, sentimentos, ou expressões que normalmente apenas são atribuídos ao Ser Humano.

Vivemos actualmente numa época civilizacional, em que nem a ciência consegue especificar a diferença exacta e rigorosa entre ser humano/animal, ou até mesmo entre vida/morte.

Acredito que a tentativa de descobrir o que é animal, conduz (não surpreendentemente) a uma maior compreensão do que significa ser - humano. 

Acredito também que o Artista, para além do constante aperfeiçoamento do exercício oficinal e técnico, tem também um papel de mediador entre a expressão criativa e o mundo,  sendo,  conscientemente, um intermediário, um agitador numa espécie de acção social.

Essa é a razão, pela qual, neste conjunto de pinturas de Galgos, pretendo também divulgar e denunciar uma dramática tradição Espanhola, onde ano após ano, cerca de mais de 50.000 destes animais são abandonados, torturados, ou enforcados em árvores, no final das épocas de caça.

Acredito que, depende de todos nós, tentar acabar com este tipo de situações que questionam o chamado “racionalismo humano”, pois após cerca de mais de 14.000  anos de evolutiva civilização, relacionamento e companheirismo, entre o Homo sapiens e o Canis lupus familiaris, será que poderemos considerar, que um cão, é só e apenas um cão?

Sofia Torres