Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Intervenção arqueológica na Mamoa do Leandro 2 em Silva Escura (Maia)

Intervenção arqueológica na Mamoa do Leandro 2 em Silva Escura (Maia)

Intervenção arqueológica na Mamoa 2 do Leandro realizada no âmbito do alargamento da auto-estrada A3, Porto-Braga.

Durante os trabalhos realizados para a Carta Arqueológica do concelho da Maia foi identificado junto à auto-estrada A3, Porto-Braga, um monumento funerário designado por Mamoa 2 do Leandro, com uma datação que remonta ao IVº milénio BC, sendo revisitada até ao IIº milénio A.C.

A mamoa com cerca de 23 metros de diâmetro, tem uma arquitectura com câmara funerária e um corredor com cerca de 5 metros de cumprimento orientado a Sudeste. As medidas de minimização preconizadas tiveram como missão o estudo cientifico do monumento que foi levado a cargo pela empresa de arqueologia Omnikus em parceria com a ERA Arqueologia S.A.

Uma das particularidades da Mamoa 2 é o facto de ser parcialmente cortada por um caminho antigo designado por Caminho dos Mortos, revelador da relação directa entre a toponímia actual e os vestígios milenares da ocupação humana. A notícia explicativa dos trabalhos realizados pode ser lida na revista "Apontamentos de Arqueologia e Património 3", publicada pelo Núcleo de Investigação Arqueológica da empresa ERA Arqueologia S.A., disponível aqui.