Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / "IX FEIRA DO LIVRO DA MAIA"

"IX FEIRA DO LIVRO DA MAIA"

A Biblioteca Municipal da Maia promove entre 5 e 14 de julho, na Praça do Doutor José Vieira de Carvalho, a "IX Feira do Livro da Maia".

A Biblioteca Municipal da Maia promove entre 5 e 14 de julho, na Praça do Doutor José Vieira de Carvalho, a "IX Feira do Livro da Maia", que apresenta, para além de, um vasto programa ligado à literatura onde estão representadas mais de 30 editoras, disponibilizando cerca de 5.000 títulos, para todos os gostos e para todas as faixas etárias, um excelente conjunto de atividades, Encontros com Autores, Palestras, Teatro, Poesia, Oficinas, Horas do Conto, entre outras.

05-07-2014 | Sábado

16:00h - Inauguração

18:00h - Tuna Sénior do Instituto Cultural da Maia
As melodias voltam a animar a Feira do Livro.
“Pretendo que os alunos da nossa tuna // Não sintam o peso das depressões // Nem de qualquer outra patologia. // O meu lema é diversão, // Entretimento e afastar a nostalgia // Nosso vocal instrumento // Ensaiar com alegria // P`ra levar bem longe o produto // Das vozes d`ouro e de prata // E o nome do Instituto // Da nossa terra Maiata.” // In. Irene Lamolinairie.

21:00h -Palestra "Sombras de uma guerra esquecida: a intervenção portuguesa em África no âmbito da I Guerra Mundial" pelo Dr. Jorge Silva
No contexto do programa “A Maia e os Maiatos na Grande Guerra” que conta com o Alto Patrocínio do Senhor Presidente da República, esta palestra versará sobre a participação de Portugal na Grande Guerra enfatizando nesta primeira etapa a guerra travada em solo africano, mesmo antes da declaração de guerra formal. Longe da Europa e dos holofotes da ribalta, este confronto constitui, simultaneamente, a primeira intervenção portuguesa na guerra e aquela que é a mais esquecida.

06-07-2014 | Domingo

18:30h - Clube dos Poetas Maiatos
Tendo por base o livro “Colectânea de Poetas Maiatos” da Versbava Editora, que reúne cerca de 50 nomes, dá-se a conhecer em forma de tertúlia, alguma da poesia reunida neste volume.

21:00h - Exibição de dança pela "It's Dance - Escola de dança"
A “IT´s Dance – Escola de Dança” tem como objetivo específico proporcionar a crianças, jovens e adultos a aprendizagem das várias vertentes da dança e, como objetivo geral, a promoção cultural e a sensibilização artística. É parte integrante da Academia de Artes “Mundo Encantado”.

07-07-2014 | SEGUNDA

16:30h - Apresentação do livro "Tomé descobre a astrologia" de Isabel Guimarães
Neste livro, com o qual se procura aproximar os mais pequenos do mundo da Astrologia, conta-se a história de um menino simples e curioso que vivia numa aldeia e em que numa das noites seguiu os sábios que saíram das suas casas em direção às torres que pareciam atravessar as nuvens e os quais Tomé escutou com muita atenção!

21:00h - Grupo Cavaquinhos Universidade Sénior Matosinhos – Rotary
“Tocam pelo prazer que a música lhes transmite e pela renovação que a mesma proporciona, ocupando uma parte dos seus tempos livres.”

08-07-2014 | TERÇA

16:30h - Apresentação do livro "Gasparzinho e o incrível mundo dos pensamentos" de Bárbara Magal
É um livro que visa aumentar a auto-estima das crianças, ensinando-lhes a importância dos seus próprios pensamentos nesse processo. Gasparzinho é um rapaz com uma aparência diferente do comum. Tem o cabelo cor de fogo, é muito alto, magro e desengonçado para a sua idade. Na escola é gozado pelos colegas ficando enfurecido todos os dias e passando o tempo em solitário. Como ele acredita nas palavras dos colegas e se vê como eles o descrevem, acredita que não tem outra saída. Certo dia conhece Laura, uma professora maravilhosa que lhe explica a força dos seus próprios pensamentos e crenças, para conseguir mudar qualquer situação. Apesar de não perceber bem o valor do que lhe foi explicado, Gasparzinho aplica o que aprendeu modificando os seus dias para sempre!

21:00h - Atuação do "Orfeão Gueifães - Cidade da Maia"
Este é um grupo coral, recentemente fundado em Gueifães (Maia), com um reportório variado e que pretende proporcionar formação coral de qualidade a todos. O Orfeão de Gueifães - Cidade da Maia, nasce em Março de 2013 por iniciativa da Academia de Artes Mundo Encantado. Tem como Maestro, desde a sua fundação, o tenor Sérgio Martins. O Orfeão além de pretender proporcionar formação à prática do bom canto às gentes da Cidade da Maia, pretende realizar vários espetáculos e participar em diversos Encontros de Coros, Cerimónias Protocolares e outras atuações.

09-07-2014 | QUARTA

16:30h - Apresentação do livro "O pequeno Timóteo" de Carlos Coutinho
Na história, “O pequeno Timóteo”, é realçada a importância dos afetos, da transmissão de conhecimentos e experiências entre gerações, e a relevância na apreensão de princípios e valores. Pretende-se demonstrar, que não obstante a escassez de brinquedos e de bens materiais, o que contribui para a felicidade de cada um, é a força dos afetos, dos laços que verdadeiramente nos prendem, é acreditar que com imaginação criatividade, persistência e empenho, os sonhos podem ser reais, pois mais importante do que ter ou não ter, é ser feliz!

21:00h - "Safari pelas tecnologias de comunicação" - grupo de teatro Maianima
O MAIANIMAÇÃO - Grupo de Teatro da Maianima aventurou-se, nesta temporada de 2013/2014, numa “arriscada” expedição pelo vasto universo das novas tecnologias de comunicação que caracterizam os tempos modernos. “Safari pelas tecnologias de comunicação” é um exercício de expressão dramática divertido e descontraído, através do qual os atores percorrem várias épocas e diferentes territórios, investigando a forma como as pessoas comunicam à distância. Dessa pesquisa resulta a descoberta de que os computadores, a internet e os telemóveis não remontam à pré-história, mas que são, antes, ferramentas “indispensáveis” dos nossos dias.

10-07-2014 | QUINTA

16:30h - Apresentação do livro "O medo quer amor" de Paulo Renato
Esta estória fala do Medo, que todos evitam até que um dia uma criança não o faz, e escolhe ouvir o que este tem para dizer. Nascendo daí uma bela amizade. O Medo está sempre presente nas nossas vidas, aquilo que muda é a forma como lidamos com ele. Será possível um bebé indesejado, capaz de mudar a vida de tantas pessoas?

21.00h – Sessão de Contos para Adultos “Histórias pequenas para gente grande” por Filipe Gaspar e Miguel Azevedo
Ao longo da história os contos sempre foram uma fonte de transmissão de conhecimentos profundos. Nas culturas mais tradicionais eram usados como forma de aproximar as pessoas, incentivando-os a partilhar emoções, vivências e memórias. A atividade “Contos para adultos” reinventa estes momentos de envolvência que aguçam os nossos sentidos e a nossa perceção, de forma a recebermos os contos na totalidade da sua abrangência de conteúdos e na sua vertente mais lúdica.

11-07-2014 | SEXTA

16:30h - Apresentação do livro "O país dos relógios" de Carla Caldas
Conhecer, viver, aprender. São palavras e ideias que perpassam todas as histórias de forma mais ou menos nítida. Através de vários acontecimentos e de diversas aventuras que perturbam o dia-a-dia dos heróis, estes conhecem novas pessoas, novas ideias, zangam-se e reconciliam-se, pensam e concretizam. Enfim, vivem. No seu caminho cruzam-se com outras pessoas, de diferentes idades, normalmente mais velhas, e procuram compreendê-las, ajudá-las ao mesmo tempo que aprendem a escutar. Descobrem assim a diversidade e a riqueza que pode daí advir, sem, por vezes, esse intercâmbio, entre mais velhos e mais novos, decisivo para o desfecho da história.

21:00h - Apresentação do livro “Porque é que os famosos não engordam?” de Flávio Furtado
Partindo da máxima de que “nunca se é rico demais nem magro demais”, Flávio Furtado revela os segredos da elegância e boa forma física de estrelas internacionais como Julia Roberts, Lily Allen, Heidi Klum, Tom Cruise e Jennifer Lopez. Por cá, entre outras estrelas, Flávio esmiuça os segredos da atriz Alexandra Lencastre, que bebe cinco copos de água com limão ou chá de ervas diariamente, e da apresentadora Leonor Poeiras, que riscou da despensa uma data de produtos e passou a comer menos carne e mais peixe.

12-07-2014 | SÁBADO

15:30h - Tertúlia poética "Asas de Poesia"
“O Grupo Asas da Poesia, para além do seu amor à poesia, tem por objetivo cativar o interesse do povo Maiato e do povo da Junta Metropolitana do Porto, pela elevação da palavra dita e escrita, projetar e surpreender contando para isso com nuances de elevação poética, sem protagonismos ou ambições pessoais.”

22:00h - "Nem morto" - grupo de teatro pelo Pé no Charco
Trata-se de uma comédia em um ato, inspirada na obra “A birra do morto”, de Vicente Sanches, onde são desmascaradas algumas das fragilidades humanas face à morte e face à vida, sendo postos a nu os apegos às pessoas e às coisas quando acontece a maior inevitabilidade de quem está vivo: a morte! Um homem morreu e, apesar da insistência da família e dos amigos, que muito lhe querem, recusa-se a ser enterrado.

13-07-2014 | DOMINGO

19:00h - A aventura do yoga no verão - União de Escolas de Yoga
Com o ciclo da Natureza a entrar no amadurecimento dos frutos gerados, convidamos todos a participar numa aventura no Verão em família, com os seus encantos e delícias permitindo-nos sentir os seus cheiros, sabores, cores e sons capazes de nos fazer mergulhar no mais fundo dos afetos a brincar e a descontrair!

21:00h - Poesia a compasso - performance poética
Esta performance poética reúne um conjunto de pessoas que tendo em comum o gosto pela poesia, apresentam momentos de interpretação de autores consagrados e contemporâneos misturados com música e outros momentos menos sérios com quadras populares à mistura. A interpretação está a cargo de "Sujeitas ao verbo" e tem como convidado especial o NEFUP -Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto.

14-07-2014 | SEGUNDA

18:00h - Apresentação do livro "Memórias de tempos idos" pelo Clube UNESCO da Maia
Memórias de tempos idos (1º volume) fazem parte de um conjunto de 4 volumes, escritos no século XIX, pelo Pe. Joaquim Antunes de Azevedo que nasceu em Vilar do Pinheiro, Vila do Conde, em 18 de maio de 1828 e faleceu a 14 de março de 1889, com ascendência materna em Vermoim, Maia. As suas anotações sobre famílias, estrutura das propriedades, formas sucessórias, organização das casas e alianças familiares, nas freguesias maiatas e vila-condenses próximas das suas origens, revelam-nos aspetos fundamentais da organização social e económica nesta área geográfica.

21:15h - Conferência "O arcebispo bracarense D. Paio Mendes e os primórdios da formação do reino de Portugal" pelo Prof. Doutor Luís Amaral
Luís Carlos Correia Ferreira do Amaral licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1983, escola onde obteve os graus de Mestre em História Medieval, em 1987 e o de Doutor em História, em 2008. É docente da referida Faculdade desde 1984. Leciona sobretudo disciplinas da área de História Medieval de Portugal, História Geral da Idade Média e História da Igreja em Portugal.