Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Jovem maiata fez história nas Comemorações da Implantação da República

Jovem maiata fez história nas Comemorações da Implantação da República

A jovem maiata, Ana Lídia Rouxinol Sampaio dias, vencedora do concurso nacional - A REPÚBLICA, O MEU DISCURSO EM 2010 -, promovido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da Implantação da República, fez história, no passado dia 5 de Outubro de 2011, ao discursar perante as mais altas figuras do Estado.

O feito inédito, inscreve-se na História das Comemorações da Implantação da República, por ter sido a primeira vez, em 101 anos de evocação do 5 de Outubro que uma cidadã, a título individual, participou nas cerimónias oficiais, proferindo um discurso, integrada no alinhamento protocolar, a par das mais altas figuras do estado.

Na comemoração da efeméride, presidida pelo Sr. Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, acompanhado pela Presidente da Assembleia da República, Drª. Assunção Esteves, pelo Primeiro Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, pelo Presidente do Tribunal Constitucional, pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, por vários membros do Governo, pelo corpo diplomático acreditado em Lisboa e por inúmeros ilustres convidados, houve apenas 3 discursos; o do anfitrião, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa, o da jovem maiata, Ana Lídia Rouxinol Dias e o do Chefe do Estado, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva que encerrou a cerimónia.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia, Engº Bragança Fernandes, acompanhou a jovem Ana Lídia e a sua família, em todos os momentos, com a emoção e alegria que caracterizam a sua personalidade, face a todos os acontecimentos que enobrecem o concelho da Maia.

Foto: Luís Filipe Catarino - PR