Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Lançamento do livro “Testemunho de uma Professora” de Carmen Rosas de Sousa

Lançamento do livro “Testemunho de uma Professora” de Carmen Rosas de Sousa

No âmbito da rubrica "Encontro com a Escritora" a Biblioteca Municipal da Maia promove no próximo dia 22 de maio, o lançamento do livro “Testemunho de uma Professora” de Carmen Rosas de Sousa.

Ao longo de “Testemunho de uma Professora” ora cómico, ora dramático, a transformação opera-se entre sentidos e sentires acompanhada sempre, como pano de fundo, pela cidade natal da autora: “ (…) neste berço granítico (…) o porto é uma respiração. Se inspira constrói, se expira liberta.” Possa, igualmente, esta obra inspirar todos aqueles que a queiram partilhar e descobrir alunos adultos que “ (…) encorrilhados de pregas e de rascunhos, saíam agora engomados como folhas brancas e lisas, operários de um caderno mágico de liberdade. (…)” e alunos crianças “(…) imitando a caligrafia das sementes. Enraizá-los em solos férteis de entendimento, desembaraçar-lhes os terrenos das ervas daninhas da preguiça, preveni-los das enxurradas da desorganização, regar a sua sede de descoberta e vê-los crescer no brilho das folhas, dos ramos e das flores, era a vocação dos professores, esteios silenciosos de proteção ao longo das estações, testemunhando frutos e legados das futuras raízes.”

Carmen Rosas de Sousa nasceu no porto em 1956. Licenciada em filologia germânica pela faculdade de letras da mesma cidade, abraçou a vocação de professora, desde 1980 até 2012, percorrendo o país do Minho ao Algarve, durante os dez primeiros anos de ensino. Frequentou entre 1974 e 1979, o orfeão universitário do Porto sob a direção artística do maestro Mário Mateus. Em 1994 publica, pelas edições pedra formosa, de Guimarães, a obra poética: o som primordial. Optando pela reforma antecipada, dedica-se a escrever, depois de ter convertido na sua vida o modo condicional em tempo presente.

Contactos: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt