Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Lançamento do livro "Pleno Verbo" de Teresa Gonçalves

Lançamento do livro "Pleno Verbo" de Teresa Gonçalves

Dando continuidade à política de promoção do livro e da leitura, a Câmara Municipal da Maia, através da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho acolhe o lançamento do livro “Pleno Verbo” de Teresa Gonçalves, editado pela Edium Editores, no próximo dia 28 de Maio, pelas 18.00h.

“Por um lado o termo «pleno», nos seus vários significados de total, de cheio, de completo, de inteiro. Por outro o termo «verbo» que, ainda que simbolicamente, representa para mim um universo mais plural, mais complexo, mais completo do que «palavra». «No princípio era o verbo», dizem as Escrituras. Curiosamente, se bem me lembro das minhas conversas com o saudoso Padre Remígio, então pároco de Gemunde, e a quem devo o latim (e muitas outras coisas) que sei, este «verbo» foi traduzido do grego «logos», com o significado geral de palavra, falada ou escrita, mas também de conhecimento, razão.

(…) Quarenta anos de produção poética seguida de alguma prosa no final do volume. Grande parte de uma vida a escrever poesia. Foi José Jorge Letria que escreveu: : «A poesia, por ser a mais livre das liberdades, é por essência um contrapoder. A poesia é um pacto com a inquietação».

E esse é o primeiro sentimento que transpira deste livro – inquietação. Desassossego, como diria Pessoa/Bernardo Soares.”

José Augusto Maia Marques, in Prefácio

 

Teresa Gonçalves nasceu na cidade do Porto, freguesia de Mira-gaia. A sua infância e parte da sua juventude foi passada em S. Mamede Infesta onde viveu até aos dezoito anos. Em 1970 foi viver para Moçambique donde voltou em Outubro de 1974. No ano de 1975 foi para o México, regressando no final do mesmo ano. Vive na cidade da Maia desde 1982. Os seus trabalhos foram publicados ininterruptamente desde 1995 no Jornal da Maia até à sua extinção. Pertenceu ao Movimentum Arte e Cultura cinco anos e foi assinante do Boletim Bimensal de Poesia Lavra. Foi colaboradora da Livraria Civilização durante quinze anos. É membro da Sociedade Portuguesa de Autores, Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta e dos Estudos Portugueses Brasileiros. Participou nos congressos “Cultura Popular e Raízes da Nossa Identidade”, levados a efeito pelo Pelouro da Cultura da C. M. Maia. No âmbito das actividades do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, participou na noite de poesia da Junta de Freguesia de Paranhos sob o tema “ O Perdão das Árvores” e na Junta de Freguesia do Bonfim sob o tema “ Mulher”. É presença assídua nas tertúlias poéticas de Vermoim, Café Guarani, Bonfim, Flor de Infesta, Vila da Feira, Vértices Literárias Círculo da Leitura da Maia, do Encontro Anual de Poetas no Gerês e outros. Participou durante 3 anos no Boletim da Junta de Freguesia de S.Mamede Infesta. Participa no Grupo Pax Poesis Encantada, Brasil Grupo Mahavidya e Recanto das Letras, Brasil. É membro efectivo da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores Efigénia Coutinho, Brasil Pequeninas Poesias, Brasil.

 

Obras publicadas: Olhar Interior – Corpos Editora; Painel Multicor Vol.1 – Corpos Editora; Painel Multicor Vol.2 – Corpos Editora; Entre Dois Nós – Corpos Editora, Singelo Canal – Corpos Editora; Vidas em Fragmentos – Ediumeditores.

 

Antologias:  Antologia Dezsete-Ediumeditores; Porto em Poesia – Junta de Freguesia de Paranhos; Noites de Poesia em Vermoim – Junta de Freguesia de Vermoim; Antologia Poética Amante das Leituras- Ediumeditores; Antologia de Natal- Ediumeditores; Antologia Poética Tertúlia em Flor – Ediumeditores; Antologia Virtual Pax Poesis Encantada; Antologia Virtual Eu sou Poesia – Socorro Lima Dantas; Noites de Poesia em Vermoim - II Volume- Junta de Freguesia de Vermoim; Antologia 45 Poemas Pela Vida – Ediumeditores; Antologia de Poetas Lusófonos - Folheto Edições & Design.