Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Lançamento do livro "Rubras eram Pedras"

Lançamento do livro "Rubras eram Pedras"

Dando continuidade à política de promoção do livro e da leitura a Câmara Municipal da Maia, através da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho acolhe o lançamento do livro “Rubras eram as pedras”, no próximo dia 26 de Maio de 2012, pelas 17.00h.

“Nesta obra, nesta nova aventura (…) aqueles dois perfis fundamentais continuam bem presentes. Mas junta-se-lhes quiçá um outro, para mim tão ou mais maravilhoso, que é o do exercício da memória. Memória não apenas como retenção de factos. Memória como vivência, como história, como registo do passado para o presente e registo do presente para o futuro.

(…)

A Poesia não é apenas um jogo de palavras. A poesia não é apenas uma rima. É sentimento, emoção, paixão. É amor e ódio. E paz e conflito. É nascimento e morte. É, afinal, tão simples e complexo como isto – vida.”

José Augusto Maia Marques, in prefácio “Rubras eram as pedras”

Maria de Lourdes Moreira Martins, mais conhecida nos meios das tertúlias poéticas por Lourdes Martins, nasceu em Vila Nova da Telha, concelho da Maia. Desde a altura do seu casamento, em 1955, que reside na cidade do Porto, onde tem desenvolvido apreciável atividade poética. Publicou o seu primeiro livro “Estrada de ferro” em 2003, obra em prosa, com cunho biográfico. Dois anos depois publicou o seu primeiro livro de poemas com o título “Meu tempo meu dono”. Em 2007 surgiu o seu livro de poemas “Castelo de legos” e no ano seguinte publicou o livro para crianças “Sítio palma da mão”. Todos estes livros tiveram enorme sucesso esgotando-se rapidamente as edições, sendo curioso assinalar que o livro “Sítio palma de mão”, suscitou um grande interesse na presença da autora em escolas da cidade do Porto e seus arredores. Entretanto viu incluídas obras suas em muitas antologias publicadas por diversas editoras. Nesta ocasião publica mais esta obra, confiando que seja igualmente do agrado dos seus leitores. A sua vida agora reparte-se com intensidade por tertúlias poéticas, visitas solicitadas a diversas entidades culturais e a continuação da escrita de poemas, contos e prosa, esperando vir a publicar novas obras enquanto tiver sucesso nas que vão sendo editadas. Por gentiliza de muitos amigos espalhados pelo mundo tem diversos livros distribuídos em vários países, nomeadamente, Brasil, Espanha, Estados Unidos e França.