Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / WORLD PRESS PHOTO 10 na Maia

WORLD PRESS PHOTO 10 na Maia

De 19 de Novembro a 7 de Dezembro, a Maia recebe pelo nono ano consecutivo a World Press Photo, a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo, anualmente presente em 100 locais de 45 países de todo o mundo.
 

 

 

 

A edição da World Press Photo 10 contou com a participação de 5.847 fotógrafos de 128 países, que levaram quase 102 mil fotografias a concurso. A exposição itinerante, internacionalmente reconhecida e única no seu género é constituída por 185 imagens de fotógrafos profissionais de várias nacionalidades, divididas por dez categorias que ilustram acontecimentos marcantes de 2009, entre os quais conflitos mundiais e eventos desportivos.

O júri premiou 62 fotógrafos de 22 nacionalidades distintas. A foto vencedora desta edição é da autoria de um fotógrafo italiano, Pietro Masturzo, e retrata mulheres a gritar como forma de protesto no tipo de um edifício em Teerão, a 24 de Junho. A fotografia vencedora integra parte de uma história que venceu o Primeiro Prémio na categoria “People in the News” do concurso e que mostra as noites a seguir às contestadas eleições presidenciais no Irão.

A presidente do júri, Ayperi Karabuda Ecer, comentou: “A fotografia mostra o início de algo, o início de uma grande história. Adiciona perspectivas às notícias. Toca-nos visual e emocionalmente.”

Aproveitamos ainda para referir que o design publicitário para a edição deste ano na Maia foi criado por um estudante do Município da Maia, Jorge Cunha, vencedor do Concurso Maia Design World Press Photo 2010.

A exposição, será oficialmente inaugurada dia 18 de Novembro, pelas 21.30h, no Fórum da Maia, pelos Exmos. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng.º António Gonçalves Bragança Fernandes e pelo Comissário da Fundação World Press Photo, Kari Lundind.

 

Horário da exposição:

  • 3ª, 4ª, 5ª e Dom: 15h00 - 19h00
  • 6ª, Sáb:  15h00 - 19h00 / 21h00 - 23h00 

    1 de Dez: encerrado.

Ingressos:

  • Público em geral: 3 € | Portadores de cartão jovem/estudante e Círculo Maiato : 2 € | Imprensa, maiores de 65 anos e menores de 12 anos inclusivé: entrada gratuita
  • Instituições de Ensino: entrada gratuita (necessária marcação prévia -  Tel: 22 940 86 00 - ext. 8835 - DRICE - Divisão das Relações Internacionais e Cooperação Económica).
 

Transportes: