Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Mamoa de Taím 1, Silva Escura, Maia

Mamoa de Taím 1, Silva Escura, Maia

A Mamoa de Taím 1 foi localizado em 2007, na freguesia de Silva Escura, durante os trabalhos de prospeção realizados para a Carta Arqueológica do concelho da Maia.

Este monumento megalítico do período Neolítico tem cerca de 1.50 metros de altura por cerca de 20 metros de diâmetro e apresenta sinais evidentes de destruição, quer para retirar os esteios da câmara quer pela abertura de um caminho de acesso que corta o monumento.

Na envolvente a este tumulus foi identificada um fragmento de um dormente de uma mó provavelmente de época romana. Na envolvente deste monumento foram identificados diversos blocos graníticos com arte rupestre.

Em 2009, foi realizada pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal da Maia, uma intervenção de emergência na Rua de Taím, que revelou a existência de negativos e artefactos líticos e cerâmicos, em deposição secundária, integrados na Pré-história Recente.

Este sítio Arqueológico encontra-se assinalado no Plano Diretor Municipal em vigor com o n.º 11.

 

Referência bibliográfica:

RIBEIRO, A. T. LOUREIRO, L. F. (2011). - O núcleo Megalítico de Taím/Leandro, o caso de estudo das mamoas 4 e 5 do Leandro, concelho da Maia, Porto, Portugal; in Actas do Vº Congresso do Neolítico Peninsular, Centro de Arqueologia da Faculdade de Lisboa, Lisboa 2011. No prelo.
Mamoa de Taím 1, Silva Escura, Maia.