Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / No 1º fim-de-semana do Festival de Música da Maia

No 1º fim-de-semana do Festival de Música da Maia

Qualidade, diversidade e puro divertimento

 

Tal como se previa, os concertos inaugurais do Festival de Música da Maia, edição 2009, foram completamente coroados de êxito.

 

Rodrigo Leão

O Festival abriu com um dos mais completos artistas da cena musical portuguesa. Rodrigo Leão, músico e compositor, apresentou um espectáculo absolutamente sublime. Pleno de excelentes melodias, com arranjos muito bem pensados e interpretados por um ensemble de artistas de alto gabarito que incluiu, um violino, uma viola d’arco, um violoncelo, um baixo, piano e sintetizador, acordeão, bateria e percussão.

A esse conjunto de músicos de mão cheia, juntou-se a voz de Ana Vieira, para cantar em português, francês, inglês e espanhol, numa autêntica viagem pelos quatro cantos do Mundo.

É impossível não gostar da música de Rodrigo Leão, tal é o grau de fusão, esplendidamente conseguido, entre os instrumentos acústicos, em que o material soa, com os sons inventados e manuseados pelo músico, como se tratasse de um material plástico.

Não é pois de estranhar que o público que lotou por inteiro, o grande auditório do Fórum da Maia, se tenha rendido às virtudes artísticas do músico.

 

Vozes da Rádio & Conjunto António Mafra

As cinco magníficas Vozes da Rádio não deixaram os seus créditos por mãos alheias, e numa resposta ao desafio lançado pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, concretizaram num concerto ao vivo, o projecto que já foi alvo da edição de um disco com as famosas canções do conjunto António Mafra, uma verdadeira instituição da Música Popular Portuguesa que actualmente cabe no conceito da World Music.

 

Além dos Mafras, sempre alegres e bem dispostos, -“…que tristezas não pagam dívidas, nem apagam a crise…”, as Vozes da Rádio, levaram ainda ao palco do Fórum da Maia, o líder dos Trabalhadores do Comércio, Sérgio Castro e o vocalista dos Expensive Soul, o carismático New Max, que ali estiveram para o seu tributo, a uma instituição cultural e artística, cujas canções integram o imaginário colectivo de várias gerações, como se pode comprovar, ao longo de todo o concerto, enquanto o público cantou entusiasticamente, todas as canções, sem lapsos nas letras, nem desafinações, bem pelo contrário, demonstrando um perfeito conhecimento de causa.

Um concerto divertidíssimo que foi gravado para televisão e dará, porventura, origem à edição de um DVD, com a designação – AO VIVO NO FÓRUM DA MAIA.