Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Comemorações do 25 de Abril na Maia

Comemorações do 25 de Abril na Maia

 

Fazer das comemorações do 25 de Abril uma festa de forte pendor cultural, começa já a tornar-se uma tradição maiata. A Música, a Dança, o Teatro e outras artes de palco têm tido o seu espaço na Noite da Liberdade.

Noutra área artística, a das Artes Plásticas, a criatividade tem igualmente tido um espaço privilegiado, quer na exposição dos trabalhos dos participantes no concurso de design gráfico "Um cartaz para as comemorações do 25 de Abril na Maia", como nas exposições de fotografias emblemáticas de grande valor histórico e nas exposições de trabalhos de artistas, que nessa época, se inspiraram na Revolução, para criar algumas das suas obras.

Este ano, pela primeira vez, os jovens com talento para a escrita, tiveram uma janela de oportunidade que lhes permitiu dar largas à sua imaginação literária, participando no concurso de escrita criativa, quer no género Prosa, ou no género Poesia.

A Democracia terá o seu espaço de realização no Parlamento da Maia, uma sessão parlamentar simulada, onde os jovens maiatos, livremente eleitos nas escolas do Concelho, irão participar num verdadeiro exercício de afirmação da cidadania, quer através da interpelação ao Governo local, ou seja, o Executivo Municipal, como no debate e votação das suas propostas, a propósito do tema escolhido para 2009 "Ano Europeu da Criatividade e Inovação".

Nesta sessão parlamentar, os jovens deputados terão também a possibilidade de ouvir a importante comunicação do General Garcia dos Santos, um dos militares que teve um papel de grande relevo, quer no golpe militar do 25 de Abril, quer noutros acontecimentos históricos que se sucederam.

No próprio dia 25 de Abril de 2009, assumem particular significado as cerimónias que vão ter lugar na Praça do Doutor José Vieira de Carvalho, com o hastear da Bandeira Nacional e, a título inaugural, da nova Bandeira do Município da Maia, após o que se realizará a sessão solene da Assembleia Municipal da Maia, evocativa do 35º aniversário do 25 de Abril de 1974, presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal e das forças vivas, partidos políticos com assento na AMM, Instituições de solidariedade social e colectividades culturais e desportivas, do nosso Concelho.

A encerrar o feriado nacional, à noite, no grande auditório do Fórum da Maia, a Banda Militar do Porto presenteará a população com um concerto comemorativo da efeméride, apresentando um programa de grande interesse cultural e artístico, cuja garantia de qualidade é assegurada pelos pergaminhos desta prestigiada instituição artístico-militar.

É verdade que o eixo fundamental da programação das comemorações do 25 de Abril, que o Município da Maia vai levar a cabo, elege sobretudo, como horizonte que as norteia, a Juventude da Maia, mas é igualmente, verdadeiro o facto de, no seu computo geral, todos os eventos encerrarem um forte apelo e convite a toda a população do nosso Concelho.

Participar é uma forma de afirmar a cidadania e evocar o 25 de Abril.