Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Apresentação do Livro "Vidas e Sonhos", de Irene Lamolinairie

Apresentação do Livro "Vidas e Sonhos", de Irene Lamolinairie

Dando continuidade à política de promoção do livro e da leitura a Câmara Municipal da Maia, através da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho acolhe a primeira apresentação pública do livro de poesia "Vida e Sonhos”, da autoria de Irene Lamolinairie, no próximo dia 28 de Setembro, pelas 21.30h.

Irene Correia Lamolinairie, nasceu em Matosinhos, a 28 de Setembro de 1938. Durante 50 anos viveu no Porto e actualmente vive em Moreira – Maia.

Profissionalmente, foi empresária têxtil e quando se reformou, dedicou-se às artes decorativas, à poesia e como autodidacta, à pintura; alguns dos seus quadros integraram seis exposições colectivas. O seu primeiro poema “Arco-Íris”, ganhou o primeiro prémio num Concurso da Paróquia de Ramalde no Porto.

É aluna da Universidade Sénior de Matosinhos Rotary, onde criou uma Tuna, que dirige como Maestrina. Escreve ainda, letras adaptadas a temas musicais conhecidos, que são cantados pela Tuna. Integra a Antologia Poética do grupo Dramático e Musical Flor de Infesta, “Tertúlia em Flor”, editada em Dezembro de 2008.

“Ela é natural, inata, espontânea. Não é tosca, não é naïf, não é artesã. É apenas natural, como uma gota de água pura. E por isso eu gosto muito da sua poesia. Porque um poeta, um bom poeta, acaba por ser alguém que vê para além do mundo envolvente; alguém que vê mais fundo no mundo interior. Mas é também aquele que, com supremo dom, me consegue mostrar aquilo que vê. Aquele que através do jogo poético cria um modo de possuir esse mundo misterioso com múltiplos significados e mo dá a conhecer.

E mais – a poesia da Irene é necessária.

Porquê?

Porque como afirmou o editor brasileiro Ênio Silveira há já alguns anos, "A poesia é necessária em excesso na época de crise. Porque ela inquieta, consola, mostra saídas".

Como a poesia da Irene…”

José Augusto Maia Marques (excerto do prefácio do livro).

Esta apresentação conta ainda com a presença e actuação da Tuna da Universidade Sénior Matosinhos / Rotary.