Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho expõe "Os Clássicos na ementa da leitura"

Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho expõe "Os Clássicos na ementa da leitura"

Coube em sorte à obra de Afonso Cruz "Os Livros que devorararam o meu pai" encerrar o Clube de Leitura Letras Soltas (2007-2011). O livro constitui um excelente passaporte para viajar pela literatura mundial. A ideia da exposição surgiu da vontade de celebrar a literatura, as leituras feitas no clube e introduzir o tema do próximo clube, em torno dos clássicos. A exposição estará patente ao público até 30 de Setembro, de terça a quinta - feira, das 9h15 às 18h30, sexta, das 09h15 às 24h00 e sábado, das 09h30 às 16h30.

Ler em Tempo  Recorde aos Sábados, Saboreando Os Livros Tratando Assuntos Sérios

Este projeto de promoção da leitura, sob a forma de um Clube de Leitura Juvenil, desenvolvido pela Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, sob a orientação de Jorge Silva e Suzana Silva, com a duração de 4 anos, possibilitou a leitura de mais de três dezenas de livros.

 

Criou-se um espaço de exercício de leitura em voz alta, procurando estabelecer uma relação de proximidade com os livros, onde jovens podiam aprofundar a sua capacidade de interpretação individual, trocar ideias e desenvolver o seu sentido crítico a partir de um livro em língua portuguesa, de autores de várias nacionalidades.

Os textos explorados assentaram numa seleção criteriosa que visou uma relexão sobre diversas dimensões da ação humana presentes nas diferentes narrativas, nomeadamente a importância do trabalho cooperativo, a aprendizagem de regras de relacionamento social e inter-geracional, respeito pela vida humana, pelo outro e pela diferença, expressos nos valores éticos da solidariedade, da verdade, da amizade, da liberdade, da não violência e sustentabilidade ambiental, entre outros.