Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Temporada de Natal 2012 dos Pequenos Cantores da Maia

Temporada de Natal 2012 dos Pequenos Cantores da Maia

O Coral Infantil Municipal dos PEQUENOS CANTORES DA MAIA encerrou, com um concerto de Reis, a sua temporada de Natal 2012. O último evento da sua preenchida agenda para a quadra natalícia, teve lugar na Igreja de Gueifães, no passado sábado à noite, 12 de Janeiro, com um concerto partilhado com o Coro das Crianças que habitualmente anima a Missa da Catequese daquela Paróquia.

A primeira parte foi integralmente constituída por canções de cariz religioso, interpretadas pelo Coro local, dirigido por Inês Leça, numa manifestação artística muito viva e alegre, em que o entusiasmo e empenho das crianças e da Maestrina estava espelhado nos seus rostos.

Na segunda parte, os PEQUENOS CANTORES DA MAIA, apresentaram uma seleção muito criteriosa do reportório que integrou o seu programa de Natal 2012, destacando-se com especial relevo, a interpretação de uma das mais emblemáticas obras de Franz Schubert, a celebérrima Avé Maria, momento que inundou de contagiante emoção, quer o público que lotava por completo o Templo, como o próprio Pároco, Pe. Orlando Ramos que numa breve intervenção, aludiu à qualidade dos jovens artistas. O Sacerdote deu ainda especial relevo ao facto de o Maestro Victor Dias ter dedicado aquela obra a Nossa Senhora da Saúde.

No final, os dois coros uniram-se para interpretar em conjunto uma das mais famosas canções de Natal, o “Adeste Fidelis”, cujo compositor é o nosso Rei D. João IV.

Após uma primeira apresentação deste tema, dirigido por Ana Lídia Rouxinol, Maestrina Assistente dos PEQUENOS CANTORES DA MAIA, Victor Dias conduziu Inês Leça para encerrar o concerto dirigindo também os dois coros.

 

Uma temporada repleta de êxitos

A temporada natalícia dos PEQUENOS CANTORES DA MAIA abriu com a sua participação no concerto solidário pelo Banco de Leite para São Tomé, em que o Coral, numa estreia absoluta, acompanhou o cantor e imitador, Fernando Pereira, numa experiência muito interessante e enriquecedora cujo facilitador foi o seu amigo Frei Fernando Ventura.

Uns dias depois, voltaram a participar noutro evento solidário, “Anocas – a magia dos afetos”, partilhando o palco com artistas bem conhecidos no panorama nacional.

 

A 8 de Dezembro, sábado à noite, deram um concerto memorável, na Igreja de Nossa Senhora da Maia, tendo tido uma receção muito calorosa por parte do público que lotava o Templo.

Nesse concerto, o Pároco da Maia, Reverendo Pe. Domingos Jorge, enalteceu as qualidades artísticas, musicais e espirituais das crianças, dos jovens e dos seus maestros, diretor e assistente.

A 13 de Dezembro, pelo 18º ano consecutivo, o Coral Infantil Municipal da Maia abriu, cumprindo a tradição, o mais popular programa da televisão portuguesa, o “Natal dos hospitais”, programa que foi transmitido em direto no canal 1 e em diferido no dia de Natal à tarde, quer no canal 1, como noutros canais da RTP.

A 14 do mesmo mês, à hora habitual, apresentaram-se diante o seu Patrono e Presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng.º Bragança Fernandes, para o tradicional mini-concerto de boas festas.

No dia seguinte, à tarde, deram um concerto no magnífico auditório da Junta de Freguesia de Águas Santas, tendo sido calorosamente acolhidos pelo público e pelo Presidente da autarquia local, Carlos Vieira.

No Domingo seguinte, abrilhantaram a festa de Natal da Escola EB1JI Maia Sede, com uma atuação de cerca de 30 minutos, integralmente preenchidos com canções natalícias originais.

 A 19 de Dezembro, deram um excelente concerto no Museu Militar do Porto, contando com a presença no público de vários militares de alta patente, entre generais, brigadeiros, coronéis, e outras altas chefias do exército português que no final expressaram ao Maestro e ao Patrono dos PEQUENOS CANTORES, ali presente, os mais honrosos elogios. É  de sublinhar que Bragança Fernandes, Presidente da Câmara e Patrono desta instituição artística, dedicada à infância, marcou presença em quase todos os eventos realizados pelos PEQUENOS CANTORES.

De notar que o Coral Infantil Municipal abriu o concerto interpretando o Hino Nacional, momento que levantou todo o auditório, num gesto de orgulhoso brio patriótico que muita emoção gerou, nas hostes militares ali presentes.

Já no final do ano de 2012, no grande auditório do Fórum da Maia, o Coral abriu o Sarau pela Paz, a convite dos Missionários Combonianos da Maia que tradicionalmente dedicam um dos últimos dias de Dezembro, à organização de jornadas de reflexão e promoção da Paz.

Com um balanço altamente positivo, quanto à sua temporada de Natal, os PEQUENOS CANTORES DA MAIA, recomeçam a sua atividade em 2013, abraçando novos projetos artísticos e musicais, com novo reportório.

O Portal da Cultura vai seguir de perto os novos desafios desta embaixada cultural itinerante da Maia.