Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Um abrigo em palha milha na freguesia de Ardegães

Um abrigo em palha milha na freguesia de Ardegães

Durante os trabalhos de prospeção arqueológica, por vezes deparamo-nos com verdadeiros achados, que embora não se enquadrem nessa perspetiva disciplinar, são igualmente motivo de registo e reflexão, sobretudo quando são raros na nossa região.

O abrigo que motiva este apontamento localiza-se na freguesia de Ardegães e foi construído pelo Sr. Manuel António Pedrosa na parcela agrícola junto à sua habitação.

Os abrigos fixos construídos em materiais vegetais revelam normalmente soluções elementares de construção simples, em que a parede e cobertura constituem um só elemento. São estruturas eficazes, de utilização sazonal e normalmente de apoio agrícola que não raras vezes representam soluções várias ditadas pelos seus autores.

O abrigo que o Sr. Manuel construiu, apresenta uma planta retangular, de duas águas, formadas por uma armação de varas fincadas no solo, inclinadas para o interior e amarradas, cujo topo, em forquilha, permite o apoio da vara de cume. Perpendicularmente às varas de eucalipto, dispostas verticalmente, foram colocadas ripas transversais que servem de apoio à cobertura em palha milha.

Apontando alguns reparos à cobertura do abrigo o Sr Manuel planeia para Setembro a construção de um novo e nós vamos estar a acompanhá-lo.

 
Gabinete de Arqueologia