Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Olhares de Liberdade

Olhares de Liberdade

Exposições Comemorativas do 25 de Abril

A forma como cada cidadão olha para a Liberdade depende dos seus valores culturais, sociais, éticos e políticos, como tal não se pode esperar que todos tenham a mesma perspectiva sobre esse bem fundamental para o desenvolvimento justo e harmonioso do ser humano.

O conjunto de 6 exposições designado pelo Pelouro da cultura como Olhares de Liberdade, integra olhares de inúmeros artistas, entre pintores, fotógrafos e jovens alunos das escolas da Maia que deram largas à sua criatividade artística realizando trabalhos de Arte Postal.

Nomes como os de Eduardo Gajeiro e Carlos Gil, dois fotógrafos dos mais conceituados a nível nacional e internacional na arte do clique e dezenas e dezenas de pintores portugueses que fazem parte da geração do 25 de Abril estão presentes numa obra colectiva de homenagem ao Capitão Salgueiro Maia, no designado Painel de Santarém, uma obra notável, onde o espírito revolucionário do 25 de Abril se encontra bem patente, nas formas, nas cores e na fortíssima carga simbólica da obra.

Nos quase 500 trabalhos dos jovens maiatos é possível olhar os imensos olhares de Liberdade, todos diferentes, mas todos iguais, porque embuídos de um mesmo espírito primaveril de apego à vida, onde os sentimentos se revelam livremente, sem ideias pré concebidas e isentas do politicamente correcto, tão pouco habitual nos dias de hoje.

Na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho pode ver-se uma colecção de livros e publicações periódicas alusivas ao 25 de Abril, onde se pode ler e tentar percepcionar o ambiente vivido naqueles dias pós-revolucionários.

O convite fica feito – não deixe de vir olhar estes Olhares de Liberdade, no Fórum da Maia, só até  17 de Maio, de terça a domingo, das 15h00 às 19h00.